No “Dia D” de combate à dengue organizado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (18), a incubadora do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebe uma nova empresa – a Forrest Brasil Tecnologia, que desenvolveu um projeto inovador para ataque ao mosquito Aedes aegypti.
O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressalta que o mosquito está sempre em evolução e para combatê-lo é necessário, além de ações rotineiras de limpeza de focos do inseto, investimento em tecnologia. “A formalização da entrada da Forrest Brasil Tecnologia neste Dia D mostra que o Tecpar busca parceiros tecnológicos para pensar em novas soluções no combate ao mosquito para o Paraná e o Brasil”, destaca.
Segundo a diretora executiva da Forrest, Elaine Cristina dos Santos, o apoio do Tecpar será importante neste momento em que a empresa investe no desenvolvimento do negócio e na captação de recursos. “Esperamos com essa parceria expandir nosso projeto e novas oportunidades para levar a nossa solução a todo o País”, observa.
DIA D – No dia de mobilização de combate à dengue, brigadistas, integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e voluntários entregaram panfletos pelos câmpus do Tecpar em todo o Estado, disponibilizando informações sobre como eliminar os criadouros do mosquito. “O Tecpar já tem em sua rotina semanal a busca por focos da doença, mas hoje, acompanhando as ações do Governo do Estado, reforçamos a disseminação de informações para o combate da doença”, ressalta o diretor-presidente do instituto.
INTEC – Criada em 1989 para estimular a geração e instalação de empresas de base tecnológica no Paraná, a Intec foi a primeira incubadora do Estado com este perfil. Ao longo de sua história já deu suporte a mais de 100 negócios inovadores.
Atualmente, seis empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Compracam, Toys for Boys – Chemistry Automotive, Bley Energias, IJP, Forrest Brasil Tecnologia e Plantae.
Hoje a incubadora oferece vagas de incubação nas modalidades residente e não residente para empresas de Curitiba, Araucária, Jacarezinho e outras cidades que compõem o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro: Santo Antônio da Platina, Bandeirantes, Andirá e Cambará.