Publicidade
DestaquePorto Alegre

Lixo recolhido após Réveillon na Orla do Guaíba diminui em 10%

ANO NOVO 2020

Após ampla campanha de conscientização das pessoas e a colocação do dobro de recipientes para coleta de material, diminuiu em 10% a quantidade de lixo recolhido durante e após a festa de Réveillon 2020, na Orla Moacyr Scliar. Pelo menos 1,8 tonelada de resíduos foi retirada da Orla nesta manhã de quarta-feira, 1º de janeiro, ante 2 toneladas do ano passado.

Apesar de a prefeitura ter disponibilizado 50 tonéis pelo espaço do evento e 30 contêineres cinzas ao longo do canteiro central da avenida Presidente João Goulart, muitos resíduos como garrafas de vidro, copos de plástico, latinhas e sacolas foram descartados indevidamente no chão da Orla.

Para garantir a limpeza do espaço, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) reforçou a equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Desde a meia-noite, dez garis atuaram na limpeza do local, efetivo que atingiu 40 trabalhadores a partir das 6h30 da manhã deste dia 1° de janeiro. Foram gastos ao menos 455 sacos de lixo para o recolhimento até a finalização do serviço, por volta das 9h30.

“Mais uma vez Porto Alegre realizou uma linda festa na nova Orla. A Secretaria de Serviços Urbanos, junto com o DMLU, aumentou os esforços para garantir a limpeza do espaço após o evento. O nosso time de garis está de parabéns pela agilidade no trabalho”, diz o secretário Ramiro Rosário.

A Orla Moacyr Scliar é adotada pela Uber, que tem como responsabilidade a manutenção do local. No entanto, devido às festividades, a prefeitura auxiliou na limpeza de parte do trecho, que compreende a avenida, a ciclovia, o passeio e a beira do lago Guaíba. Os funcionários da Uber seguirão realizando o serviço na parte das escadarias e gramado, de sua competência.

Além dos tonéis e contêineres extras, colocados especialmente para o evento, o Trecho I da Orla já conta com 50 lixeiras duplas (uma com 40 e outra com 20 litros de capacidade), acrescidas de dez contentores triplos extras (com capacidade de até 240 litros cada) aos fins de semana.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar