Porto Alegre

Lixo recolhido após Réveillon na Orla do Guaíba diminui em 10%

ANO NOVO 2020

Após ampla campanha de conscientização das pessoas e a colocação do dobro de recipientes para coleta de material, diminuiu em 10% a quantidade de lixo recolhido durante e após a festa de Réveillon 2020, na Orla Moacyr Scliar. Pelo menos 1,8 tonelada de resíduos foi retirada da Orla nesta manhã de quarta-feira, 1º de janeiro, ante 2 toneladas do ano passado.

Apesar de a prefeitura ter disponibilizado 50 tonéis pelo espaço do evento e 30 contêineres cinzas ao longo do canteiro central da avenida Presidente João Goulart, muitos resíduos como garrafas de vidro, copos de plástico, latinhas e sacolas foram descartados indevidamente no chão da Orla.

Para garantir a limpeza do espaço, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) reforçou a equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Desde a meia-noite, dez garis atuaram na limpeza do local, efetivo que atingiu 40 trabalhadores a partir das 6h30 da manhã deste dia 1° de janeiro. Foram gastos ao menos 455 sacos de lixo para o recolhimento até a finalização do serviço, por volta das 9h30.

“Mais uma vez Porto Alegre realizou uma linda festa na nova Orla. A Secretaria de Serviços Urbanos, junto com o DMLU, aumentou os esforços para garantir a limpeza do espaço após o evento. O nosso time de garis está de parabéns pela agilidade no trabalho”, diz o secretário Ramiro Rosário.

A Orla Moacyr Scliar é adotada pela Uber, que tem como responsabilidade a manutenção do local. No entanto, devido às festividades, a prefeitura auxiliou na limpeza de parte do trecho, que compreende a avenida, a ciclovia, o passeio e a beira do lago Guaíba. Os funcionários da Uber seguirão realizando o serviço na parte das escadarias e gramado, de sua competência.

Além dos tonéis e contêineres extras, colocados especialmente para o evento, o Trecho I da Orla já conta com 50 lixeiras duplas (uma com 40 e outra com 20 litros de capacidade), acrescidas de dez contentores triplos extras (com capacidade de até 240 litros cada) aos fins de semana.

Botão Voltar ao topo