Agricultura familiar de Canoas produz 240 toneladas de alimentos ao mês
Apesar da vocação fortemente industrial de Canoas, que tem estampada em seu brasão uma roda de engrenagem e uma fábrica, o município mantém sua relação com a agricultura. Atualmente existem 70 famílias dedicadas à agricultura familiar atuando nos bairros Mato Grande, Fátima e Estância Velha, que, juntas, são responsáveis pela produção de cerca de 240 toneladas ao mês.
Além de atender a subsistência das famílias, os produtos agrícolas são comercializados nos mercados locais, na Ceasa e também abastecem o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Canoas, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em municípios da Região Metropolitana.
Os agricultores de Canoas contam com o apoio da assistência técnica e extensão rural do escritório municipal da Emater através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal. “O escritório da Emater em Canoas presta assistência técnica gratuita aos agricultores. Além disso, realiza capacitações, oficinas e palestras sobre diversos temas, entre os quais podemos destacar técnicas de cultivo, plantas medicinais, aproveitamento integral de alimentos, entre outros”, aponta a engenheira agrônoma da Emater, Aline Janke Porto.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Airton Souza, ressalta que a agricultura continua sendo fundamental ao município. “Nos mantemos voltados às necessidades dos produtores rurais do município para garantir o desenvolvimento sustentável em equilíbrio à preservação ambiental. Nossa equipe está sempre atenta para fortalecer a agricultura e buscar soluções para intensificar a atividade em Canoas”, destaca o secretário.