Porto AlegreVariedades

Oficina de Teatro Playback na Casa de Cultura

Criado nos Estados Unidos, em 1975, por Jonathan Fox e Jo Salas, o Teatro Playback atualmente se faz presente em mais de 60 países, sendo empregado em contextos artísticos, educacionais, de mudança social e terapêuticos, entre outros. “O Teatro de Playback é uma forma de teatro de improviso, na qual membros de uma plateia ou de um grupo contam histórias pessoais e as veem recriadas por atores e músicos”, relata a psicóloga Camila Canani, especialista em Sociopsicodrama. De acordo com ela, o Playback busca dar voz a diferentes vivências em forma de arte, proporcionando o diálogo e a conexão entre as pessoas, através da criação de um ambiente seguro e sem julgamentos, para que histórias sejam compartilhadas.

O compartilhamento dessa experiência é a proposta da Oficina de Teatro Playback, que acontece na Sala Hermes Mancilha, no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico), nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, das 19h às 21h30. A ministrante Camila Canani destaca ainda que unindo as esferas da arte e da interação social, o Teatro Playback recupera a memória individual e coletiva por meio do teatro e do ritual comunitário da narração, construindo uma comunidade de ouvintes ativos, encorajando reflexões e possibilitando transformações. “Nessa oficina introdutória, será dada uma pincelada teórico-vivencial sobre o universo do Teatro Playback, seu panorama histórico, contextos de atuação, técnicas básicas e exercícios que estimulam a desinibição e a expressão necessárias a sua prática”, explica Camila.

A Oficina de Teatro Playback é aberta a qualquer pessoa interessada. Não é necessária experiência prévia com teatro. Os participantes devem usar roupas confortáveis, que permitam ampla movimentação. Recomenda-se também que levem uma garrafinha d’água para se hidratar durante os exercícios.

MINISTRANTE
Camila Canani é psicóloga (UFRGS) especialista em Sociopsicodrama (IDH). Trabalha com Teatro Espontâneo e Improvisação Aplicada há cinco anos. Em 2018, iniciou seus estudos em Teatro Playback com Sheila Donio e participou no ano seguinte do 8º International Playback Theatre Camp, do Workshop Embodiment for Playback Theatre (Vozdukh Center) e da 10ª Conferência da Rede Internacional de Teatro Playback. Articuladora do Teatro Playback Porto Alegre, o primeiro grupo de Teatro Playback do Rio Grande do Sul, busca difundir esta forma de teatro na região através de oficinas e apresentações.

SERVIÇO
Oficina de Teatro Playback
Quando: dias 28, 29 e 30 de janeiro (terça, quarta e quinta-feira)
Horário: das 19h às 21h30
Onde: Sala Hermes Mancilha|Casa de Cultura Mario Quintana
Investimento: R$ 60, com possibilidade de bolsa integral ou parcial conforme a renda. Inscrições e solicitações de bolsa: teatroplayback.poa@gmail.com ou whatsapp (51) 992439203.

Botão Voltar ao topo