NotíciasRio Grande do Sul

Fiéis acompanham a 63ª Festa de Iemanjá no Balneário dos Prazeres

Prefeita Paula, durante solenidade umbandista, defendeu o respeito à diversidade religiosa

Na noite do sábado (1º), a movimentação era grande em torno da estrutura montada nas proximidades da gruta de Iemanjá, na avenida Mato Grosso, no Balneário dos Prazeres. Ao som de pontos de umbanda em exaltação à orixá dos mares, fiéis e populares aguardavam pela chegada da imagem.

A tradicional Festa de Iemanjá, que em 2020 chega à 63ª edição, organizada em parceria pela Prefeitura e Federação Sul-rio-grandense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros de Pelotas, contou com boa resposta do público, como destacou o presidente da entidade, Joab Luís Bohns. “A festa de Iemanjá tem uma tradição de muitos anos. Então, nossa expectativa de público é sempre boa, e o povo de umbanda comparece em peso”, registra.

A imagem de Iemanjá foi transportada até a gruta por terra, em razão de imprevisto, e não pela Lagoa, como é de costume. A mudança do roteiro de transporte não diminuiu o entusiasmo dos fiéis. Palmas, cantos e toque de tambores marcavam a chegada, além de registros com câmeras e celulares.

‘Respeito à diversidade religiosa’

Após a execução dos hinos Nacional, de Pelotas e da umbanda – este último também cantado pela multidão -, ocorreram os pronunciamentos das autoridades e representações presentes. A prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância do respeito à diversidade religiosa.

“Enquanto um prefeito estiver aqui, prestigiando a Festa de Iemanjá, a cada ano ela estará garantida, pois esse é um sinal de respeito à diversidade religiosa e de reconhecimento oficial da fé umbandista pelo poder público”, ressaltou a prefeita Paula.

Fiéis lotaram o Balneário dos Prazeres para a chegada da imagem de Iemanjá

No domingo (2), os umbandistas permanecem ao longo do dia no Balneário dos Prazeres, com o encontro das imagens de Iemanjá (umbanda) e de Nossa Senhora dos Navegantes (católica) previsto para as 16h, na Lagoa dos Patos, em frente da gruta de Iemanjá, no Balneário dos Prazeres.

“Iemanjá é uma das festas religiosas mais bonitas de Pelotas. É muito bom ver o número de pessoas que comparece para demonstrar a sua devoção. Uma das coisas mais lindas, e uma peculiaridade local, é o encontro das duas santas”, pontua o secretário de Cultura, Giorgio Ronna.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara, José Sizenando, o vereador Ademar Ornel, o secretário de Cultura, Giorgio Ronna, e o deputado estadual Fernando Marroni.

Botão Voltar ao topo