NotíciasRio Grande do SulVariedades

Prefeitura de Pelotas dá dicas para curtir o carnaval com tranquilidade

Em Pelotas, festa ocorre de 27 a 29 de março, mas tem muita gente que vai cair na folia já no próximo fim de semana

Apesar de, em Pelotas, o Carnaval 2020 ocorrer fora de época – de 27 a 29 de março –, muita gente vai aproveitar a festa mais popular do ano, que ocorre no próximo fim de semana, para cair na folia. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), preparou algumas dicas para garantir uma festa tranquila e cheia de saúde.

Orientações para saúde e segurança

Beba muita água

Manter a hidratação em dia é fundamental para garantir a saúde do organismo o ano todo, mas, durante o Carnaval, quando geralmente os foliões pulam bastante e ficam expostos ao calor do verão, beber muita água – no mínimo 2 litros – é ainda mais importante. Evita ressecamento e queimaduras na pele, insolação, mal-estar, tonturas e ressaca, já que a água ajuda a eliminar o álcool do organismo.

Durante as comemorações, ingerir líquidos que reponham vitaminas e minerais no corpo, como sucos naturais, vitaminas, água de coco e bebidas isotônicas, também é uma boa “pedida”.

Sinais de desidratação

  • Boca seca.
  • Sono ou cansaço excessivo.
  • Urina reduzida ou mais escura do que o normal.
  • Pele seca.
  • Fortes dores de cabeça.
  • Confusão.
  • Tontura ou sensação de tontura.

Utilize protetor solar

Vai curtir o Carnaval na praia ou em locais com muito sol? Invista em muito protetor solar para impedir queimaduras solares e insolação, e prevenir o câncer de pele. Cabe ressaltar que o excesso de sol também pode causar desidratação, então a primeira dica – beber muita água – mantém-se. Aposte em chapéus e óculos escuros, use protetor labial e, se possível, não tome sol entre 10h e 16h. Lembre-se: reaplique o protetor a cada duas horas.

Não se esqueça da camisinha

O clima esquentou? Não abra mão do preservativo. Ajuda a esquivar-se de uma gravidez indesejada e protege contra doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes e HIV. De acordo com o Ministério da Saúde, jovens entre 15 e 24 anos são os que menos usam camisinha e, por isso, há uma epidemia da doença entre esse público. Sendo assim, namore, aproveite, mas tome cuidado e previna-se. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão reabastecidas e disponibilizam preservativos gratuitamente à população.

Use roupas confortáveis e leves

Nada de sapato apertado ou calça jeans esmagando o corpo. Invista em roupas leves e frescas, com tecidos de algodão, por exemplo, que absorvem bem o suor. Livre-se de saltos altos na hora de escolher o calçado e cuidado com sandálias rasteiras, chinelos ou outros muito abertos, pois, além de deixar seus pés expostos a cacos de vidro e outros objetos, eles podem arrebentar e te deixar na mão no meio do bloco. Dá para conciliar estilo e conforto em qualquer ocasião.

Leve documento com foto

Não saia de casa sem um documento de identificação, de preferência o RG. Não precisa andar com todos, até para evitar dor de cabeça, caso algum se extravie, mas é importante levar, pelo menos, um deles que contenha a sua foto. Nessa hora, uma pochete pequena ou uma doleira já ajudam e ainda podem servir para colocar dinheiro. Evite sair com seus pertences em bolsos sem zíper ou bolsas, por exemplo.

Respeite TODAS (OS) sempre

Mantenha-se perto dos amigos, evite andar sozinho (a), afinal você não sabe quem vai encontrar na folia. Também não deixe seus amigos ou amigas para trás, sós! Busque andar sempre junto. Saiba ouvir e dizer não, respeitando a vontade das pessoas e exija que a sua seja respeitada. Assim, todo mundo se diverte e ninguém fica estressado.

Se for ingerir álcool, não dirija e nem deixe um amigo bêbado conduzir qualquer veículo. Tome cuidado com o seu copo: há drogas que podem ser colocadas na sua bebida, capazes de causar confusão e até inconsciência. Defenda-se e cuide também da segurança dos seus companheiros de festa. Carnaval é tempo de alegria, folia e confraternização, portanto nada de briga e confusão!

Botão Voltar ao topo