Porto AlegreVariedades

Em dois dias mais de 100 mil foliões invadem as ruas de Porto Alegre

O Carnaval de Rua chegou ao segundo dia reunindo novamente mais de 50 mil foliões no Circuito Cidade Baixa, de acordo com a organização do evento. Em dois dias de festa, mais de 100 mil pessoas compareceram à Praça Garibaldi. Nesse domingo, 23, subiram no trio elétrico Gonhas da Folia, B.Loukos e Bloco do OP.

Samba e outros ritmos atraíram novamente uma multidão à Praça Garibaldi

O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, reforçou o cumprimento da orientação do Ministério Público (MP) para o encerramento da festa às 21h. “Como no sábado, as apresentações do Carnaval oficial transcorreram sem problemas. As festas terminaram às 21h, pontualmente. Foram mais de 100 mil pessoas brincando em clima de festa”, comemora.

Gonhas da Folia abriu a festa do segundo dia. Criado em 2016, o grupo é oriundo das escolas de samba Garotos da Orgia e Acadêmicos da Orgia, ambas de Viamão. O nome é uma homenagem a Cegonha, jogador do time de futebol Associação Atlética Lisboa. Foi nos jogos, nos treinos e nos churrascos dos amigos craques que surgiu a vontade de organizar o bloco. Nesse domingo, o Gonhas da Folia homenageou “O vendedor de emoções, a voz oficial do Carnaval”, Odir Ferreira e aqueceu o público com clássicos do samba e do pagode.

A segunda atração do domingo foi o B.Loukos. Programado inicialmente para desfilar na segunda-feira, o bloco saiu no domingo por ajustes técnicos. Fundado em 2012, o B. Loukos surgiu em uma festa de aniversário do presidente, José Claudemir Martins. Durante a comemoração, os convidados conversaram sobre o Carnaval de Porto Alegre veio a ideia de montar um bloco para representar o bairro Bom Jesus.

Encerrando a noite, o Bloco do OP colocou a multidão para sambar com uma mistura de ritmos. ”Trouxemos a nossa identidade para o Carnaval, que é o balanço da black music dos anos 70, 80 e 90”, diz o presidente do bloco, o Dj e radialista Mano Délcio. Tocaram junto com o OP convidados dos grupos Samba do Irajá, Samba Puro, Nova Extima e Império Serrano Amizade.

Os namorados William Santana e Fabíola Beck, de Porto Alegre, participaram pela segunda vez do Carnaval na Praça Garibaldi. “Este ano parece ter muito mais gente na festa”, comentou Santana. “Está melhor do que no ano passado, ficou tudo aqui na praça, não está chovendo e a temperatura está agradável”, comentou Fabíola.

O Carnaval de Rua segue nesta segunda-feira, 24, com o bloco Panteras do Samba e DJs convidados.

Programação

24 de fevereiro, segunda-feira
Local: Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi
16h30 – Panteras do Samba

25 de fevereiro, terça-feira
Local: Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi
16h30 – Império da Lã
19h – Deixa Falar

29 de fevereiro, sábado
Local: Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi
14h – Bloco do Zé
16h30 – Do Jeito que Tá Vai
19h – Areal do Futuro

1º de março, domingo
Local: Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi
14h – Cia. do Trago
16h30 – Bloco do Fusca Azul
19h – Bloco do Isopor

7 de março, sábado
Local: Circuito Orla – Usina do Gasômetro
15h – Bloco da Amizade
17h – Malvina
19h30 – Afrotchê
22h – Puxa que é Peruca

8 de março, domingo
Local: Circuito Orla – Usina do Gasômetro
11h – Ai Que Saudade do Meu Ex
15h – Bloco dos Anjos
17h – Os Dinobico’s
19h30 – Filhos do Cumpadi Washington
22h – Ziriguidum

Não é Não

No dia 29, a Diretoria da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, em parceria com o Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, continua a campanha de conscientização Não é Não! O objetivo da mobilização é a conscientizar sobre a importância do enfrentamento ao desrespeito contra a mulher e aos crimes de estupro.

Dicas para os foliões

  • – Mantenha-se hidratado.
  • – Bebidas alcoólicas, somente para maiores de 18 anos e com moderação.
  • – Aplique filtro solar e evite a exposição prolongada ao sol.
  • – Use calçados confortáveis, como tênis.
  • – Alimente-se bem.
  • – Não aceite bebidas de estranhos.
  • – Não consuma drogas ilícitas.
  • – Proteja-se das doenças sexualmente transmissíveis usando camisinha.
  • – Se precisar de ajuda, procure as equipes disponíveis nos eventos.
  • – Não é Não!

Informações detalhadas sobre os horários e os trajetos dos blocos estão disponíveis na página oficial do Carnaval de Rua no Facebook e na página da Secretaria Municipal da Cultura.

O Carnaval de Rua POA 2020 tem patrocínio de Tintas Renner By PPG, apoio de Devassa e da Prefeitura de Porto Alegre. A produção é de Olele, Opinião Produtora, Impacto Vento Norte e Grupo Austral. Conta com financiamento do Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Botão Voltar ao topo