Porto Alegre

Teatro para alunos da educação infantil na Casa de Cultura Mario Quintana

Escolas de Educação Infantil das redes de ensino pública e privada do Estado já podem agendar a participação de suas turmas nas atividades de artes integradas “Brincando de Inventar, Cantar e Dançar”, que acontecem na Sala Lili Inventa o Mundo da Casa de Cultura Mario Quintana, nos dias 12, 19 e 26 de março, nos turnos da manhã e da tarde.

Com base no trabalho Jogos de Inventar, Cantar e Dançar, a autora e brincante Viviane Juguero e o brincante Éder Rosa vão realizar atividades de artes integradas, com muita música, expressão corporal e vocal, além de bonecos de diferentes formatos, tamanhos, texturas e formas. “Além de assistir a cenas teatralizadas, as crianças serão convidadas a dançar e brincar, em um encontro afetivo repleto de arte”, explica Viviane.

Jogos de Inventar, Cantar e Dançar possui livro e CD que está em sua terceira edição e recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor CD infantil. Em 2013, o trabalho gerou um espetáculo que recebeu o Prêmio Tibicuera de Teatro para Crianças.

O material também gerou uma série de animação que está no ar pela TV Brasil, de segunda a sexta, às 7h30. A série JOGOS DE INVENTAR, que teve estreia internacional em 2018, nos Estados Unidos, foi selecionada para integrar o catálogo PRIX JEUNESSE 2020, onde constam programas audiovisuais de qualidade para a primeira infância do mundo todo. O catálogo será lançado em junho de 2020, na cidade de Munique, na Alemanha. “Além disso, existem muitos artigos publicados sobre esse trabalho, o que pode contribuir nas práticas pedagógicas realizadas nas escolas”, acrescenta a autora Viviane Juguero.

Ao fazer o agendamento prévio para as atividades a serem desenvolvidas na Sala Lili Inventa o Mundo, as escolas poderão escolher entre as seguintes atividades:

A Lula e a Aranha: nesta história, uma lula e uma aranha resolvem conhecer um mundo novo. Elas se encontram no meio do caminho e combinam de apresentar os seres do mar e da terra uma à outra. A história aborda a questão da diversidade, da empatia e da Educação Ambiental por meio do afeto à natureza;

Viagem Aventuresca: nesta atividade, as crianças entram no mundo da imaginação e experimentam distintas aventuras que abordam diferentes sentidos e percepções. Por meio de poemas, música e dança, viajam em um navio imaginário e em uma bicicleta enferrujada. A brincadeira engloba diferentes animais, sonoridades e formas de expressão corporal;

A Banda do Burro e o Coral do Galinheiro: por meio da história do burro-maestro e do coral que engloba pato, galinha, peru, pintinho e passarinho, as crianças experimentam diferentes timbres sonoros e instrumentos musicais, brincando sobre diferentes seres da natureza e percebendo as distintas habilidades e possibilidades de integração e cooperação;

Universo Bebê: nesta atividade, são abordadas canções singelas, que proporcionam distintas experimentações corporais e vocais, com base em sonoridades extraverbais e movimentações muito presentes nas experimentações sonoras dos bebês.

Brincando de Inventar, Cantar e Dançar
Quando: dias 12, 19 e 26 de março
Horário: das 9h30 às 10h30 e das 15h às 16h
Público-alvo: Educação Infantil (zero a seis anos)
Valor único para escolas: R$10,00 por criança
Agendamento pelo e-mail brincar@bandodebrincantes.com.br ou pelo WhatsApp 51 997188918.
Onde: Sala Lili Inventa o Mundo | Biblioteca Lucília Minssen – 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas 736 – Centro Histórico – Porto Alegre

Botão Voltar ao topo