NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas abre oficialmente a Semana da Mulher 2020

A cerimônia foi realizada na manhã deste domingo no Museu Parque da Baronesa

A prefeita Paula Mascarenhas abriu oficialmente a Semana da Mulher 2020, na manhã deste domingo (8), em cerimônia no Museu Parque da Baronesa. A solenidade foi realizada paralelamente às feiras Artesanato na Rua e de Suculentas, e contou com a participação de vereadores, representantes da sociedade civil e judiciário.

Prefeita Paula Mascarenhas fez a abertura da Semana da Mulher – Fotos: Paulo Ienczak

A prefeita destacou a necessidade do enfrentamento à violência contra a mulher, que teve crescimento mesmo com a redução dos índices em outras áreas. “Temos que formar um grande exército para lutar contra a violência, que fere as mulheres e, com isso, toda a sociedade”, convocou. Segundo ela, é necessário ter a compreensão do espaço feminino e dos seus direitos, e de que todos podem ser o que quiserem.

Paula também destacou que a luta contra a violência “não é uma luta apenas das mulheres, mas de todos que acreditam no valor da diversidade e buscam construir uma sociedade de tolerância, de respeito às diferenças, enfim, a sociedade de paz pela qual lutamos”, disse a gestora, reforçando que as mulheres devem ocupar mais espaços na política.

Artesanato

A Feira de Artesanato na Rua – que na próxima semana completa um ano – foi uma das atrações do evento, com 12 das 52 expositoras presentes. A prefeita aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da política de empreendedorismo e geração de trabalho e renda desenvolvida por diversas secretarias, como as de Habitação e Regularização Fundiária, de Assistência Social e de Cultura, “já que a independência financeira é um importante fator na liberdade das mulheres”.

Publicidade

Feiras movimentaram a abertura da Semana da Mulher – Fotos: Paulo Ienczak
Um exemplo dos bons resultados dessas políticas é a bióloga Paola Macedo. Natural do Rio de Janeiro, ela acabou escolhendo o artesanato como forma de sustento. Há quase um ano Paola participa da feira, que tem pontos itinerantes, e hoje quase não dá conta das encomendas. “Às vezes a gente fica assustado com as mudanças, mas isso permitiu que eu cuide do meu filho em casa. Que mãe não fica feliz com isso?”.

Natália Borges também é expositora. Conta que faz artesanato desde criança, mas esta não é a sua principal renda. Com as feiras da Prefeitura e outros eventos na cidade, ela garante uma renda extra, muitas vezes fundamental para complementar o orçamento. Agora se prepara para a próxima feira, que será sexta-feira (13), das 10h às 17h, no Largo do Mercado, também como parte da Semana da Mulher.

Suculentas

Junto a abertura da Semana da Mulher, o Parque da Baronesa recebeu a quarta edição da Feira de Suculentas, que começou no fim de 2019. Uma das expositoras, Adriana Pereira, conta que havia muitas colecionadoras de suculentas e daí surgiu a proposta de organizar o movimento e começar a comercializar, como forma de complementar a renda, já que a maioria tem um emprego.

A condição para participar é não ter uma loja, para dar oportunidade a quem não tem um espaço consolidado de divulgação. As feiras são realizadas no Parque da Baronesa, no segundo domingo do mês. Caso esteja chovendo, é transferido para a semana seguinte. Com a parceria com a Prefeitura, outros locais de exposição e comercialização serão viabilizados.

Botão Voltar ao topo