É de Campo Bom o primeiro caso confirmado de coronavírus do RS
Morador de Campo Bom foi atendido em uma unidade da UNIMED Vale do Sinos
Nesta terça-feira (10), o Rio Grande do Sul teve a confirmação de seu primeiro caso de coronavírus. O paciente de 60 anos reside em Campo Bom e, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou sintomas há algumas semanas quando retornou no dia 23 de fevereiro da Itália.
O paciente foi atendido na Unimed em Campo Bom e foi imediatamente isolado por orientação da Secretaria, que seguiu protocolo do Ministério da Saúde. Já em casa, ele encontra-se em bom estado de saúde e seus familiares não apresentam sintomas.
Até ontem (9), haviam mais de 900 casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. A Secretaria Estadual de Saúde realiza neste momento entrevista coletiva para atualizar a situação epidemiológica no RS, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
O QUE É A COVID-19?
É uma doença causada pelo novo tipo de coronavírus identificado neste ano, que leva o nome de Sars-CoV-2. Ele pertence à família de vírus de mesmo nome (CID10) que causa infecções respiratórias. O vírus tem esse nome porque seu formato, quando observado em microscópio, se assemelha a uma coroa.
COMO É TRANSMITIDO O CORONAVÍRUS?
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.
Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas:
- gotículas de saliva
- espirro
- tosse
- catarro
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos
TRATAMENTO
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso.
COMO TIRAR DÚVIDAS?
– Disque Vigilância, da Secretaria Estadual da Saúde (SES)
Telefone 150
De segunda a sexta, das 8h30 às 22h
Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h
– Disque Saúde do SUS
Telefone 136
De segunda a sexta, das 8h às 20h
Sábado, das 8h às 18h