Porto Alegre

Porto Alegre suspende aulas nas redes pública e particular

A prefeitura de Porto Alegre determina a suspensão das aulas nas redes pública e particular, a partir da próxima quarta-feira, 18, para os ensinos fundamental, médio e superior como medida de prevenção contra o novo coronavírus (COVID-19). Para o ensino superior, a norma vale a partir desta segunda-feira, 16. A medida vigora por três semanas, quando será reavaliada a situação. As novas ações para enfrentar o coronavírus foram detalhadas pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, no Paço Municipal, nesta manhã. Porto Alegre tem cinco casos confirmados, 41 suspeitos e 102 descartados.

Na educação infantil as aulas continuam. No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda aos pais que têm disponibilidade que mantenham os filhos em casa. O fornecimento de merenda escolar está garantido nas instituições municipais. Segundo o prefeito, o Município atua de forma conjunta com estado e governo federal e as decisões são tomadas a partir de evidências científicas e técnicas.

A recomendação da Secretaria de Saúde é que idosos, acima de 70 anos, evitem sair de casa. Os servidores municipais com 60 anos ou mais deverão manter suas atividade de casa, exceto os das áreas da saúde e segurança.

O prefeito também anunciou a criação do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus. Desde a chegada do primeiro caso no Brasil, a prefeitura adota medidas para evitar o aumento de casos em Porto Alegre. No início de março, foi apresentado o Plano de Contingência Municipal.

Transporte – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orienta sobre medidas que devem ser tomadas para deslocamentos na cidade: circulação de ônibus, lotações e escolares com janelas abertas; intensificação da higienização dos veículos; táxis e transportes de aplicativos a circularem com janelas abertas e disponibilizar álcool gel; evitar deslocamentos desnecessários; pessoas com mais de 60 anos e doentes crônicos devem evitar usar o transporte coletivo em horários de pico.

Sintomas: febre, tosse seca e dificuldade de respirar.

Recomendações:

Se apresentar sintomas e tiver histórico de viagens:
– Se precisar consultar, procurar seu médico ou Posto de Saúde.
– Evitar sair de casa
– Intensificar hábitos de higienização
– Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, usar álcool gel
– Evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca.
– NÃO deve ir a UPAs e Hospitais (somente casos graves)

Se viajou e não apresenta sintomas:
– Manter-se em casa por 7 dias
– Evitar sair de casa
– Intensificar hábitos de higienização
– NÃO deve ir a UPAs e Hospitais (somente casos graves)

Se não viajou e não apresenta sintomas:
– Intensificar hábitos de higienização

Botão Voltar ao topo