DestaquePorto Alegre

Gripe: idosos de Porto Alegre serão vacinados em farmácias

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou hoje (19) parceria com farmácias da rede privada para aplicação da vacina contra a gripe para os idosos. As doses serão aplicadas exclusivamente em farmácias da rede Panvel, Agafarma e São João espalhadas por toda a cidade.

O objetivo é evitar aglomeração, reduzindo o risco de contágio com o novo coronavirus. A vacina será oferecida em 76 pontos que terão os endereços divulgados no site da prefeitura e das farmácias parceiras. A medida servirá para que Unidades de Saúde do município se dediquem apenas ao tratamento de pacientes que necessitam outros atendimentos, como o caso de síndromes respiratórias e Covid-19. A campanha nacional de vacinação contra influenza começa segunda-feira, 23, em Porto Alegre. Nesta primeira etapa, os grupos prioritários para imunização são os idosos a partir de 60 anos e os profissionais de saúde.

As vacinas estão sendo distribuídas aos estabelecimentos nesta sexta-feira, 20, e estarão disponíveis para a população na segunda-feira (23). A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que não há necessidade de corrida às farmácias onde haverá vacinação. A vacina contra influenza não garante proteção contra o coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus diminui o risco de infecção e complicações respiratórias causadas pelos vírus que estão na cepa da composição da vacina.

Campanha

Outras duas fases estão previstas, com início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término é previsto para 22 de maio, para todos os grupos. Em 2020, haverá ampliação dos grupos a serem imunizados, com a inclusão de adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

A segunda fase começa em 16 de abril e é dirigida a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos entre 55 e 59 anos.

A vacina para 2020 é composta pelas cepas Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar em Porto Alegre pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos prioritários.

Em 2018, foram vacinadas 561.049 pessoas dos grupos prioritários, profissionais das forças de segurança e público em geral em Porto Alegre. Em 2019, o número alcançou 866.620 imunizados contra gripe.

A imunização precisa ser feita todos os anos, porque as cepas da vacina variam anualmente, de acordo com a circulação de vírus no hemisfério norte na temporada de inverno do ano anterior.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar