Publicidade
DestaqueRio Grande do SulVariedades

Bom Jesus aposta na beleza da Rota das Cascatas

Um lugar de rara beleza natural e ótima gastronomia

Bom Jesus e São José dos Ausentes são municípios vizinhos que sempre causam admiração em seus visitantes. Apesar de estarem localizados no ponto mais alto do relevo gaúcho, desfrutam de recursos hídricos em abundância, nascedouro dos afluentes que formam o maior rio do Rio Grande do Sul, o Rio Uruguai.

Talvez a explicação mais razoável para isso seja a de que a Região dos Campos de Cima da Serra está localizada em uma área de transição de clima, com choques de frentes frias vindas da Antártida com massas de ar quentes e úmidas, que sopram do quadrante norte, propiciando chuvas regulares.

A altitude, acima dos 1.000 metros, torna o inverno prolongado, sendo comum a ocorrência de geadas e nevascas que cobrem de branco toda a paisagem lembrando, assim, as regiões frias da Europa.

O verão de clima ameno propicia experiências inesquecíveis, seja em tranquilos passeios com seu off road, sua bike ou trekking.

Região dos Campos de Cima da Serra

A natureza foi abençoada com lindos campos, coxilhas, capões, matas de araucárias e pássaros das mais diversas cores que cantam e encantam a todos. Rios de águas cristalinas com cachoeiras exuberantes que refrescam o corpo e a alma de quem aprecia e se rende aos encantos da natureza. Assim a Região atrai cada vez mais pessoas em busca do contato com o ambiente natural, longe do trânsito, da correira e, principalmente, da rotina sufocante das grandes cidades.

Comida colonial gaúcha

Na gastronomia, Bom Jesus e região oferecem o que se pode chamar de cozinha fusion, a verdadeira comida colonial gaúcha, com ingredientes e preferências herdadas dos antepassados que povoaram suas terras. Índios kaingangs, alemães, italianos, negros, espanhóis e portugueses, estão entre as principais etnias que formaram e influenciaram as receitas que perduram entre o povo serrano e que agradam tanto os paladares dos visitantes.

Dentre as delícias caseiras podemos destacar o doce de gila, o queijo artesanal serrano, o café rural, a paçoca de pinhão, o feijão mexido e o carreteiro de charque, iguarias e costumes trazidos pelos tropeiros. Para paladares mais refinados a pedida é deliciar-se com chocolates artesanais e os requintados pratos à base de truta. Estas delícias compõem uma gastronomia diferenciada e recheada de sabores e qualidade.

Seja Bem Vindo!

A hospitalidade se manifesta num jeito serrano de bem receber, onde o turista encontra aconchego numa das mais belas regiões do Brasil. E pode conferir, além das belezas naturais, as manifestação da cultura bonjesuense, que se reflete também no artesanato que utiliza técnicas e matéria-prima naturais, trabalhadas por mãos habilidosas, compondo peças únicas em madeira, lã pura, palha de milho, couro e as tramas de fios.
Não deixe de programar sua viagem para visitar Bom Jesus e vivenciar toda essa diversidade nos Campos de Cima da Serra, onde você vai estar mais próximo do sol e do calor humano de quem fica feliz em te ver. Conheça e surpreenda-se!

Circuito Cânions e Cascatas

Uma das atividades que oferece as melhores oportunidades para conhecer e entrar em contato com a bela natureza da região rural de Bom Jesus é participar de caminhadas. Entre elas se destaca o Circuíto Rota das Cascatas em Bom Jesus. Confira abaixo como funciona o passeio:

Rota das Cascatas em Bom Jesus – RS

  • Aventura em meio á natureza exuberante e, no final da caminhada, um delicioso café rural, com queijo serrano e produtos típicos da região.
  • Idade mínima para participar do passeio: 18 anos.
  • 14 km de caminhada incluí travessias de rios, mata fechada, subidas e descidas longas. É necessário utilizar muita técnica em pontos de difícil acesso, exige um bom preparo físico, utilização de bota adventure e calça longa de trekking.
  • Altimetria varia entre 850 a 1.050 metros acima do nível do mar.
  • Vagas limitadas, apenas 13 participantes por passeio.

Programação:

  • Ponto de encontro: Fábrica de Chocolates Flocos de Neve.
  • Saída do transporte: 8h.
  • Localização: 25 km do Centro de Bom Jesus-RS (8 km com asfalto e 17 km de estrada de chão, tempo estimado de carro 1h10).
  • Previsão de início da caminhada: 9h30.
  • Percurso total caminhada a pé: 14 km (aproximadamente 7h).
  • Categoria: Difícil.
  • Almoço: Lanche de trilha (cada turista é responsável pelo seu lanche).
  • Previsão para o café da tarde: 16h30.
  • Previsão de chegada em Bom Jesus: 18h30.
  • Recomendação: Frutas, água, repelente, protetor solar, toalha e calçado extra.
  • Obs.: O trekking somente será realizado em boas condições climáticas.

Mais informações pelo Whatsapp com Alex Boeira (54) 99672-6886.

 

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar