Esteio divulga roteiro para vacinação de idosos em casa

Os primeiros lotes de vacinas para gripe recebidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Esteio para imunização de idosos e profissionais da saúde terminaram hoje (26).

Até o momento, foram aplicadas cerca de 6,7 mil doses, sendo aproximadamente 900 para profissionais da saúde e 5,8 mil para idosos. Com isso, mais da metade da população com mais de 60 anos de Esteio já foi vacinada. A previsão é que o Ministério da Saúde envie um novo lote para Esteio até segunda-feira (30), quando será retomada a vacinação dos idosos em casa.

Antes do fim das doses, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde conseguiram cumprir parte do roteiro estipulado para esta quinta-feira, que previa aplicar a imunização em parte do Bairro Olímpica e no Parque Amador. A secretaria já definiu um novo cronograma para essas áreas, mais os bairros Santo Inácio, Jardim Planalto, Primavera e Três Marias, onde a vacinação aconteceria nesta sexta (27) e sábado (28), e regiões de bairros já atendidos anteriormente. A ideia é retomar a atividade na segunda-feira (30) e estendê-la ao longo de toda a semana, até o sábado, 4 de abril. As datas podem sofrer mudanças, conforme o reabastecimento das doses.

Importante ressaltar que não há vacinas disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS). A data para início da aplicação das doses nas UBSs, prevista para segunda-feira (30), também será adiada e só deve começar após a conclusão das vacinações em casa.

Vacina em casa

A Prefeitura tomou a decisão de vacinar os idosos em casa para evitar a circulação de idosos pela cidade e possíveis aglomerações nas unidades básicas de saúde. Desde segunda-feira (23), início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, foram imunizadas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos nas regiões do Novo Esteio, Pedreira, Tamandaré, Três Portos, Vila Osório, Centro, São Sebastião, São José, Liberdade e em uma parte do Olímpica.

A vacina não protege contra o novo coronavírus (Covid-19). No entanto, ela é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus e também evitar a hospitalização de pacientes com gripe, deixando os serviços de saúde livres para tratar dos casos de Covid-19.

Após a vacinação de idosos e profissionais da saúde, a segunda etapa da campanha, a partir de 16 de abril, vai imunizar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A partir de 9 de maio, Dia D de Vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Roteiro para vacinação de idosos em casa – a partir de 60 anos

Sujeito a alterações, conforme disponibilidade e reabastecimento das vacinas

Segunda-feira (30)

– Centro (a partir da Rua Rio Grande e continuação das ruas Caxias, Pedro Lerbach e Pelotas)
– Liberdade (entre as ruas Padre Felipe e 24 de Agosto)
– Parque Amador (entre as ruas La Salle e Novo Hamburgo)
– Olímpica (entre as ruas 24 de Agosto e Santana)
– Tamandaré
– Novo Esteio (ruas Zeferino Brasil, Colonizadores, Lobo da Costa, Irmã Dulce, Alameda da Ecologia e as duas primeiras quadras da Av. Celina Kroeff)
– Esperança (entre a Rua Tri Campeão do Mundo e a Travessa Taquara)
– São Sebastião (travessas Germano e Osmar Prado e Rua Bento Gonçalves, entre a Travessa Capitão Thomaz de Carvalho Osório e a Rua Dom Pedro)

Terça-feira (31)

– Parque Amador (entre as ruas Novo Hamburgo e da Paz)
– Olímpica (entre as ruas 24 de Agosto e Olga Benario Prestes)
– Tamandaré

Quarta-feira (1º)

– Parque Primavera
– Vila Osório (Pesqueiro)

Quinta-feira (2)

– Parque Primavera
– Três Marias

Sexta-feira (3)

– Santo Inácio
– Jardim Planalto

Sábado (4)

– Santo Inácio
– Jardim Planalto

Sair da versão mobile