Novo Hamburgo: Técnica em enfermagem da UPA Centro é o primeiro caso de coronavírus

Mulher de 35 anos está em isolamento domiciliar e se recupera bem

A Prefeitura de Novo Hamburgo recebeu a confirmação de seu primeiro caso de Covid-19. Trata-se de uma mulher de 35 anos, que atua como técnica de enfermagem na UPA Centro. Ela havia apresentado sintomas gripais, foi coletado exames e, conforme preconiza o Ministério da Saúde, encaminhada para isolamento domiciliar por 14 dias, onde se recupera bem. A amostra foi coletada dia 24 de março e o resultado foi divulgado neste domingo pelo Lacen. O vírus foi contraído na cidade, sendo portanto transmissão comunitária, mas não é possível precisar se no ambiente de trabalho ou em casa. Até este domingo, a rede privada de Novo Hamburgo atendeu cinco casos testados positivos para Covid-19, todos de moradores de outras cidades: quatro na Unimed Vale do Sinos (moradores de Campo Bom – 2, Estância Velha – 1, São Leopoldo – 1), e um no Hospital Regina (de Estância Velha).

Desde 28 de janeiro, Novo Hamburgo já encaminhou 59 amostras ao Lacen para testes. Destes, 13 aguardam resultado, um deu positivo (o caso anunciado neste domingo), 41 foram negativos e quatro foram descartados por não apresentar critérios para casos suspeitos.

Já o Centro de Triagem ao Covid-19, que funciona em área anexa ao Hospital Municipal, atendeu 149 pessoas desde o dia 20 de março. Destas, 141 pessoas foram para isolamento domiciliar; outras três estão internadas; e cinco ganharam alta ao longo da semana.

Em uma transmissão ao vivo há pouco em sua rede social, a prefeita Fátima Daudt lembrou que o decreto de calamidade pública segue em vigor em Novo Hamburgo até dia 6 de abril.

Sair da versão mobile