Máscara facial: Caxias do Sul disponibiliza guia e molde para fazê-la em casa
A Prefeitura de Caxias do Sul lançou um guia que orienta os moradores sobre a importância do uso da máscara facial contra o novo coronavírus. Além dos cuidados de higienização da máscara, o material disponibiliza um passo-a-passo com molde para fazê-la em casa.
Para utilização de máscaras de tecidos é importante salientar que ela é de uso individual, não devendo ser compartilhada.
– A máscara de tecido pode ser utilizada por até duas horas. Após esse período, ela deverá ser substituída e lavada. O ideal é que cada pessoa tenha, pelo menos, duas máscaras de tecido.
– Lembre-se: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.
– A máscara deve ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Dessa forma, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto.
– Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.
– O cuidado para retirar a máscara deve ser redobrado: retire o acessório do rosto sem tocar diretamente no tecido e coloque dentro de um envelope de papel ou saquinho de plástico. Jamais deixe a peça solta na bolsa ou largada sobre a mesa depois do uso.
– Ao chegar em casa, lave sua máscara com água e sabão ou use uma solução de 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água comum. Deixe a peça de molho nessa mistura por cerca de 10 minutos. Não esqueça de passar sua máscara em uma temperatura adequada para algodão. Isso garantirá uma melhor higienização.
Baixe aqui o molde para fazer a sua máscara caseira: