NotíciasRio Grande do Sul

Monte Alverne será Centro Especial de Apoio ao Hospital Centenário

Estrutura será utilizada no combate à pandemia do coronavírus em São Leopoldo

O prédio que abrigou a primeira casa de saúde da história de São Leopoldo em 1903, chamado Hospital Santa Elisabeth, construído pelas Irmãs Franciscanas, na área conhecida como Monte Alverne, no bairro São José, será transformado em Centro Especial de Apoio ao Hospital Centenário Monte Alverne, a partir da articulação da Prefeitura de São Leopoldo com a direção da Associação das Irmãs Franciscanas Penitência Caridade Cristã, dentro das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. A cedência será gratuita, por meio de uma cessão de uso, e o trabalho de recuperação do local e adequação contará com investimentos públicos, doações e trabalhos voluntários da comunidade.

Conforme a presidenta da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva, o Centro Especial de Apoio ao Hospital Centenário Monte Alverne, após a reestruturação necessária, neste primeiro momento será utilizado como espaço auxiliar para internações de pacientes com coronavírus de menor complexidade e gravidade. “Contar com este espaço será muito importante, especialmente por não temos a dimensão que a pandemia terá em São Leopoldo, por isso toda a preparação que estamos fazendo é fundamental para que sejamos mais eficientes no enfrentamento à Covid-19”, afirmou Lilian.

O local precisa passar por um conjunto de adequações para garantir o atendimento de pacientes leves de coronavírus, ou mesmo pacientes clínicos em recuperação, que demandem um cuidado de menor complexidade, esteja utilizando antibióticos e o isolamento na Unidade Hospitalar garanta a não exposição de familiares durante o período de incubação do vírus.

Entre as melhorias que serão desenvolvidas a partir da celebração do termo de cedência do Monte Alverne, estão limpeza e higienização completa, colocação de móveis e equipamentos hospitalares, de informática e telefonia, instalações elétricas, hidráulicas, internet , sinalização e identificação das áreas, equipamentos de prevenção a incêndio, adequação dos espaços administrativos e leitos a serem utilizados.

Para a realização de todas essas melhorias, além dos investimentos públicos que serão aplicados, uma ação solidária está captando doações de equipamentos e valores para efetivação das melhorias e plena colocação em funcionamento do local. Além disso, alguns dos mais de 500 voluntários já cadastrados atuarão nas ações de melhorias do espaço.

Botão Voltar ao topo