Prefeitura de Passo Fundo interdita frigorífico da JBS
A Prefeitura de Passo Fundo emitiu uma interdição cautelar com a suspensão de todas as atividades no frigorífico JBS, por 15 dias a partir de hoje (7).
A medida é fundamentada no entendimento da Vigilância em Saúde do Município de que foram desrespeitadas regras sanitárias e epidemiológicas, o que pode colocar em risco a saúde de toda a população. Ainda no entendimento da Vigilância, a empresa deveria providenciar monitoramento de todos os trabalhadores afastados, o que não teria ocorrido.
A interdição municipal não tem relação com a decisão da Justiça do Trabalho, que trata da relação entre empregados e a empresa. A interdição municipal trata da busca da proteção de toda a população.
Histórico
A unidade da JBS em Passo Fundo foi totalmente interditada no dia 24 de abril, após fiscalização da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, órgão vinculado ao Ministério da Economia.
O motivo da interdição foi o fato de o frigorífico ter se tornado um foco de coronavírus com 19 trabalhadores testados positivos para a doença.
Junto a isso, o Ministério Público do Trabalho também abriu inquérito devido a facilidade de contaminações entre funcionários pela falta de cuidados. O número de infectados por coronavírus entre os funcionários ainda subiu para 48.
O juiz do trabalho da 2ª Vara do Trabalho de Passo Fundo, Luciano Ricardo Cembranel, determinou na segunda-feira (4) que a JBS poderia retomar a partir deste sábado (9). A unidade da JBS em Passo Fundo tem mais de 2.400 trabalhadores.