Porto AlegreSaúde

Paciente que recebeu coração na Santa Casa tem alta nove dias após o procedimento

O paciente que recebeu um coração na madrugada de 06 de maio, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, recebeu alta na manhã desta sexta-feira (15), nove dias após a realização do procedimento. Ademar Antônio Lagranha, de 60 anos, recebeu o órgão – captado em Santa Catarina pela equipe da Santa Casa – pois sofria de miocardiopatia dilatada, ou seja, por causa do tamanho do coração, estava praticamente sem capacidade cardíaca.

Ademar Antônio Lagranha, de 60 anos, recebeu o coração na Santa Casa de Porto Alegre – Fotos: Divulgação

A realização iminente de um transplante de coração era a sua única chance de sobreviver. O procedimento foi feito pelo cirurgião Estevan Letti, integrante da equipe do médico Fernando Lucchese e o paciente – do SUS – é acompanhado pela cardiologia clínica do Hospital São Francisco, que tem o cardiologista Paulo Leães na chefia do serviço.

Leães salienta a importância de pacientes crônicos darem continuidade aos seus tratamentos, mesmo em época de pandemia. O cardiologista informa que “muitas pessoas estão morrendo por medo de irem aos hospitais”. Na Santa Casa, o Pavilhão Pereira Filho é o hospital dedicado para o tratamento de covid-19. Mas seus outros seis hospitais seguem à disposição da população, sobretudo aos doentes crônicos.

Botão Voltar ao topo