NotíciasRio Grande do SulVariedades

Secretaria da Cultura de Caxias promove 18ª Semana Nacional de Museus

Visitas virtuais dos espaços museológicos de Caxias do Sul ficarão disponíveis para a comunidade

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura, promove, a partir desta segunda-feira (18), uma programação virtual alusiva à 18ª Semana Nacional de Museus. O tema deste ano, definido pelo Instituto Brasileiro de Museus, é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. Para este ano, em virtude das medidas de distanciamento devido a pandemia de coronavírus, as ações previstas serão realizadas de forma virtual nas redes sociais da SMC no Instagram @culturacaxiasdosul e no Facebook @CulturaCaxiasDoSul e algumas iniciativas também ficarão disponíveis no site da Prefeitura, caxias.rs.gov.br.

18 de maio também é o Dia Internacional do Museus. Para marcar a data, terá início a divulgação das visitas virtuais dos espaços museológicos de Caxias do Sul. A primeira visita a ser divulgada será o Museu Ambiência Casa de Pedra. Em cada vídeo de visita virtual, a comunidade poderá conhecer os ambientes e a história de Caxias do Sul e dos espaços. Os seis vídeos dos espaços museológicos serão divulgados sempre às segundas-feiras, até o dia 22 de junho, nas redes sociais da SMC e ficarão disponíveis de forma permanente no site da Prefeitura.

Além disso, durante a semana, até o dia 24 de maio serão feitos Quiz de cada um dos museus do Município. “O objetivo é apresentar curiosidades e fatos históricos importantes desses locais para a população. Além das perguntas, registros fotográficos da época serão utilizados no Quiz”, reforça a secretária da Cultura, Luciane Perez.

Confira a agenda de postagens das visitas virtuais nos museus de Caxias do Sul:

  • 18 de maio: Museu Ambiência Casa de Pedra
  • 25 de maio: Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial
  • 1° de junho: Monumento Nacional ao Imigrante
  • 08 de junho: Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn
  • 15 de junho: Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp
  • 22 de junho: Memorial Atelier Zambelli
Botão Voltar ao topo