Humanização e empatia são tema de live para professores de Novo Hamburgo
Enquanto as escolas municipais permanecem fechadas no combate ao contágio do novo Coronavírus, professores e equipes diretivas seguem participando de atividades de formação continuada. Com o tema “Reflexões e aproximações em tempos de quarentena”, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo organiza webconferências e ações de aperfeiçoamento que já estavam previstas e que agora são desenvolvidas na modalidade a distância. Na quarta-feira, dia 20 de maio, às 14 horas, professores e demais profissionais das escolas são convidados para uma live que terá como temática “Humanização e Empatia”. A transmissão ao vivo será feita por meio do Youtube e será coordenada pela secretária de Educação, Maristela Guasselli. “Este momento nos impõe uma série de desafios e precisamos estar juntos neste enfrentamento. Valorizamos nossos professores e entendemos o papel fundamental que desempenham. Ampliamos o debate sobre educação na pandemia tendo como foco as relações humanas”, explica a titular da pasta. A live será transmitida pelo canal da SMED no YouTube, no link (clique aqui).
O objetivo da iniciativa é aproximar os cerca de 2 mil professores da Rede Municipal de Ensino para uma atividade de sensibilização e acolhimento em tempos de isolamento. A partir da parceria com o grupo de pesquisa Criança na Mídia, da Universidade Feevale, a live contará com a participação do jornalista e professor Fernando Antunes. “É muito significativa essa aproximação, essa conversa da rede pública com a Universidade. Estamos todos juntos e o momento é de união para o fortalecimento mútuo”, comenta a professora Saraí Schmidt, coordenadora do Grupo Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura.
Fernando Antunes é jornalista, doutor em Comunicação Social e professor na Universidade Feevale. Atualmente, pesquisa os efeitos da comunicação em rede nos mecanismos emocionais e empáticos do ser humano que afetam os processos de construção dos significados.