NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Pelotas investe mais de R$ 1,6 milhão em Equipamentos de Proteção Individual

Materiais são repassados aos hospitais do município e para a Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST), que distribui para as secretarias municipais

No mês de abril a Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), repassou 218.500 unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os hospitais do município e para a Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST), que distribui para as secretarias municipais. O material inclui álcool gel e álcool líquido 70%, aventais, luvas, toucas, sapatilhas, óculos de proteção, máscaras cirúrgicas, máscaras tipo face shield e Peças Faciais Filtrantes (PFF).

Normalmente, cada instituição hospitalar fica responsável pela aquisição de EPIs, de acordo com sua demanda. Com a pandemia, contudo, a procura pelos equipamentos aumentou, o que dificultou a compra, até por falta de insumos no mercado.“A Secretaria de Saúde repassou esses EPIs para auxiliar os hospitais do município, que estavam com dificuldades de adquirir estes materiais, que chegaram a ficar em falta no mercado”, explica a secretária de Saúde, Roberta Paganini.

Para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a entrega de EPIs é quinzenal, e somente em abril foram repassadas 41.711 unidades.

Confira a quantidade de EPIs repassados pela Prefeitura a cada um dos hospitais e para as secretarias municipais:

Centro de Atendimento às Síndromes Gripais (Centro Covid): 61.570 unidades
Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel): 40.000 unidades
Beneficência Portuguesa: 26.600 unidades
Hospital Espírita de Pelotas: 15.950 unidades
Hospital Universitário São Francisco de Paula: 26.600 unidades
Santa Casa de Misericórdia de Pelotas 26.650 unidadesDivisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST) da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), que distribui para as secretarias municipais: 21.130 unidades
Total: 218.500 unidades

Em abril, foram R$ 1.644.961,00 investidos de recursos próprios da Prefeitura para a compra de EPIs. Outra parte dos materiais é repassado pelo Governo do Estado. Muitos hospitais contam, ainda, com doações da comunidade, de associações e de empresas, que repassam os insumos diretamente às unidades.

Botão Voltar ao topo