Rio Grande do Sul

Semana Nacional do Alimento Orgânico é celebrada à distância

Celebrada na última semana do mês de maio em todo o país com um grande número de atividades, a Semana do Alimento Orgânico neste ano será lembrada pela Emater/RS-Ascar à distância.

Por causa da Covid-19 e da impossibilidade de aglomerar pessoas, os eventos deste ano serão simbólicos, ainda que não menos importantes, mantendo o objetivo da data criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é difundir os produtos orgânicos e seus benefícios nutricionais, ambientais e sociais.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Marcos Schäfer, faz questão de lembrar que o estímulo para a produção e o consumo de produtos livres de agrotóxicos e de adubos químicos é bandeira permanente do serviço de Extensão Rural do Estado.

Por meio de políticas públicas diversas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Emater/RS-Ascar busca ampliar os espaços de comercialização para agricultores que se empenham nesse modelo de produção.

Publicidade

Schäfer lembra que a alimentação saudável para crianças em fase escolar é determinante para o desenvolvimento das funções humanas – físicas, fisiológicas, intelectuais e emocionais. A opinião do extensionista é compartilhada por agricultores como Andressa Petter, da localidade de Linha Lenz, em Estrela. Integrante do Organismo de Controle Social (OCS) Orgânicos Estrela, ela cultiva mais de 50 tipos de hortaliças, verduras, temperos e chás limpos há mais de 30 anos.

Outros agricultores também têm nas feiras uma alternativa para canalizar a sua produção, tendo destaque as cadeias curtas locais e a comercialização direta, como no caso da família de Andressa. Em meio à pandemia da Covid-19, iniciativas como a Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf) também têm sido alternativa para que os consumidores encontrem agricultores que estejam fazendo vendas online, inclusive de orgânicos.

No site https://www.emater.tche.br/site/fevaf/ é possível localizar produtores por município, além de obter dicas sobre alimentação, tudo isso realizado e disponibilizado em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Botão Voltar ao topo