Cidades do RSRio Grande do Sul

Prefeitura de Canela tem mudanças no secretariado e Hospital

Vilmar Santos deixa Secretaria de Saúde e intervenção do HCC

O prefeito Constantino Orsolin, durante videoconferência na tarde de segunda-feira (1º), anunciou a saída de Vilmar Santos da Secretaria Municipal de Saúde e da função de interventor do Hospital de Caridade de Canela. A reunião síncrona teve participação de coordenadores de setores da rede municipal.

Orsolin ressaltou o empenho de Vilmar, que deixou a Secretaria Municipal de Governança, Planejamento e Gestão para abraçar duas funções. “Nós não podíamos descuidar da Saúde nem do nosso único hospital. Aí o Vilmar me disse que, se não tivesse ninguém, ele toparia o desafio. Ouviu a todos, valorizou as equipes e tocou os trabalhos concomitantemente”, elogiou o chefe do Executivo.

Vilmar assumiu a pasta em janeiro de 2019. Nesse tempo, a Secretaria de Saúde foi marcada pela mudança da sede para a rua João Pessoa, junto com a Farmácia Municipal (uma localização central, próxima a paradas de ônibus, a pedido da comunidade), assim como da Academia Municipal e das Vigilâncias. Outra ação foi a disponibilização de uma unidade móvel na área do Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante (Cadie), para atendimento à comunidade dos bairros Jardim das Fontes, Saiqui e adjacentes.

Não foram deixadas de lado as especialidades médicas, com a ampliação do atendimento à população da zona rural pelo programa Médico no Interior. O trabalho na Saúde também foi destaque com mutirões para consultas e cirurgias eletivas como as de laqueadura e vasectomia, entre outras.

Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Saúde havia iniciado os trabalhos contra a pandemia de covid-19, com orientação às equipes e reuniões segmentadas quanto às primeiras medidas protetivas. Entre elas, a tenda do HCC para atendimento a casos gripais, a extensão de funcionamento da UBS Central para outras ocorrências, a distribuição de 45 mil máscaras à população com a realização de barreiras sanitárias, além de outras ações.

HOSPITAL DE CARIDADE

Com a intervenção Hospital de Caridade em abril de 2019, Vilmar Santos adotou medidas de contenção de recursos. Com a verba recebida do Município mês a mês, que permitiu a quitação de débitos trabalhistas dos colaboradores e impediu o crescimento da dívida da entidade, foram adquiridos um aparelho de raio-x, um de ultrassom e, recentemente, um tomógrafo. “Foram medidas ousadas para qualificar a prestação de serviços à comunidade e para gerar mais economia, sendo que não precisaremos mais levar pacientes a outras cidades. O tomógrafo é algo que o hospital nunca teve, que vai permitir a realização de vários exames”, explica Vilmar Santos.

Por fim, ele salientou que todo o trabalho não foi feito sozinho, mas como o apoio dos servidores da Saúde e dos colaboradores do HCC. “Agradeço pela confiança do prefeito e pela colaboração de todos, pois juntos abraçamos as demandas. Muito foi feito, muito ainda há de se fazer, mas temos certeza de que a Patrícia e o Ratinho contribuirão com o Município com sua experiência e terão a possibilidade de fazer um grande trabalho”, disse Vilmar.

PATRÍCIA E RATINHO ASSUMEM

Conforme anunciou o prefeito Constantino Orsolin na videoconferência, a enfermeira Patrícia Valle assume como titular da Saúde, enquanto Milena Santos fica como adjunta. Já o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura Luiz Cláudio da Silva, o Ratinho, dividirá sua pasta com a intervenção do Hospital de Caridade de Canela.

“A comunidade conta com a Secretaria de Saúde e com o hospital, e precisamos pensar em cada vez servir melhor. O poder público investe recursos para isso, e tenho certeza de que as pessoas que assumem manterão o compromisso do governo em buscar qualidade e o aperfeiçoamento dos serviços”, disse o prefeito Constantino Orsolin.

Gilberto Tegner deixa a Secretaria de Educação

Ana Paula Zini Bazzan assume o cargo a partir desta quinta-feira (4), tendo Janete da Silva Santos como secretária Adjunta

O prefeito Constantino Orsolin e o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Gilberto Tegner, participaram de uma reunião por videoconferência na tarde de segunda-feira (1º), para fazer um importante comunicado aos diretores e diretoras das Escolas Municipais e a equipe técnica da SMEEL. Em virtude da legislação eleitoral o secretário Gilberto Tegner está desligando-se do cargo, já que possui pretensões em concorrer no pleito municipal deste ano. Com isso, a partir da próxima quinta-feira (4) a servidora de carreira Ana Paula Zini Bazzan assume a titularidade da pasta, tendo como secretária Adjunta a professora Janete da Silva Santos.

Na videoconferência o prefeito Constantino Orsolin e o secretário Gilberto Tegner relembraram os principais projetos e conquistas nestes praticamente três anos e meio de governo, transmitindo mensagens de agradecimento a toda a equipe da SMEEL. Prefeito e secretário também tranquilizaram os servidores da Educação afirmando que todos os projetos desenvolvidos até aqui serão mantidos. “Só tenho a agradecer e parabenizar o trabalho desta equipe, pois diretores, professores e servidores abraçaram o projeto com alma e carinho”, comentou o prefeito Constantino Orsolin. “Gostaria muito de sair com as escolas cheias de alunos, mas isto infelizmente não será possível devido a esta pandemia. Externo minha gratidão ao prefeito Constantino Orsolin por me dar esta oportunidade”, disse o secretário Gilberto Tegner.

PROJETOS SERÃO MANTIDOS

O prefeito Constantino Orsolin lembrou algumas ações da Secretaria de Educação como a eleição democrática nas escolas, a criação de quase mil vagas na Educação Infantil e a implantação do turno integral e do Cadie, entre outros. Conforme o chefe do Executivo todos estes projetos serão mantidos e terão continuidade na Administração Municipal. “Foram três anos extenuantes, mas muito produtivos. Estes projetos integram a nossa proposta de governo e vamos dar continuidade com a mesma garra. O turno integral, por exemplo, é inegociável, é uma questão de honra. Somente pela educação que vamos conseguir mudar a nossa sociedade”, avalia o prefeito Constantino Orsolin.

Botão Voltar ao topo