Rio Grande do SulSaúde

Região da Serra segue com bandeira laranja

A região da Serra Gaúcha permanece com bandeira laranja, no Distanciamento Controlado do Governo do Estado. A atualização foi publicada neste sábado, 06.

Das 20 regiões em que foi dividido o território gaúcho, três que estavam com bandeira amarela (risco baixo) passaram para laranja (risco médio): Ijuí, Santa Rosa e Santa Cruz do Sul. Apenas a região de Pelotas apresentou melhora, reduzindo de laranja para amarela.

As novas bandeiras são válidas a partir de segunda-feira. 08. Para consultar o mapa com a cor de cada cidade e os protocolos que regram o funcionamento de mais de cem atividades econômicas criados pelo governo do Estado, acesse https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

Nesta semana o Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, assinou o termo de aditamento contratual com Hospital Tacchini para locação de mais 05 leitos de UTI Adulto SUS para o município para atender exclusivamente pacientes com a Covid-19, ampliando a capacidade de atendimento da cidade. Os custos dos leitos serão pagos pela Prefeitura até a habilitação pelo Ministério da Saúde.

Como funciona Distanciamento Controlado

O Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul foi construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica, sempre priorizando a vida. Criou-se um sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.

Critérios

O Rio Grande do Sul foi dividido em 20 regiões, que são analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. No total, 11 indicadores (como número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis, dentre outros) determinam a classificação das bandeiras da região.

Bandeiras e protocolos

Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da segunda-feira seguinte. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras. Além disso, cada setor econômico tem critérios específicos que variam de acordo com a bandeira.

Botão Voltar ao topo