NotíciasRio Grande do Sul

Caxias custeia valor integral para mais 5 leitos de UTI no Virvi Ramos

Cada um terá o custo de R$ 2,8 mil/dia e poderá ser utilizado para qualquer caso clínico. Assim, o Município passa de 34 para 49 leitos UTI SUS

Novamente sem recursos do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de Caxias do Sul decide abrir mais 5 leitos adultos de unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital Virvi Ramos, custeando o valor integral de R$ 2,8 mil por leito/dia. O Prefeito Flávio Cassina, o Vice-Prefeito Edio Elói Frizzo, o secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, a representante da Secretaria Estadual da Saúde e titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Tatiane Fiorio, e o vereador e Presidente da Comissão da Saúde, Rafael Bueno, foram recepcionados pela Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, e equipe médica intensivista na ala que anteriormente era ocupada pela neonatal e agora comporta mais 8 leitos de UTI, sendo 5 SUS e 3 privados.

Cleciane salientou a importância da iniciativa pela Prefeitura. “Mesmo que hoje tenhamos folga, a abertura desses leitos é uma medida de prevenção e segurança. Os próximos meses, tradicionalmente, a ocupação aumenta por conta da chegada do frio e, neste ano, temos também a pandemia”.

Publicidade

O titular da SMS, Jorge Olavo Hahn Castro, reforçou que a ocupação hospitalar também é um dos critérios para a mudança de cor da bandeira da região, de acordo com o modelo de distanciamento do Governo do Estado. “Preventivamente decidimos abrir os leitos para não sofrermos com uma bandeira vermelha, visto que os casos da região estão crescendo rapidamente e nos impactam diretamente. A Prefeitura está bancando e continua sendo suporte para a região também em outras patologias”.

Frizzo agradeceu a equipe médica e reiterou os esforços do poder público diante da pandemia. “Quero aqui agradecer as equipes médicas que têm sido o suporte principal de todas as ações que temos feito no Município. Também estamos buscando mais dez leitos de UTI no Pompeia. Temos feito contato permanente com Brasília para pressionar que esses 15 leitos sejam habilitados”.

Por fim, Cassina se dirigiu aos profissionais da saúde que “realizam uma atividade heroica de encarar algo ainda meio desconhecido”. E lembrou que Caxias passou de 34 leitos de UTI SUS para 49 em um curto período de tempo. “Ninguém faz nada sozinho. Muitas pessoas contribuíram para essa ampliação e, nos próximos dias, poderemos anunciar o dobro de leitos disponíveis à população, quando os 10 novos (leitos de UTI) do Pompeia entrarem em operação”.

Os leitos contam com camas hospitalares, ventiladores pulmonares, monitores de beira de leito, cama bomba para mediação e bomba para dieta, entre outros equipamentos fundamentais para tratamento intensivo. Dessa forma, o Hospital Virvi Ramos tem agora 9 leitos de UTI para rede pública e outros 9 pelo sistema privado. Hoje, dos 10 leitos que estão em operação, 6 são convênio/particular e quatro SUS.

Botão Voltar ao topo