Rio Grande do Sul

Projeto GPS COVID inicia terceira fase em Esteio

Entre segunda (15) e quarta-feira (17), as equipes do projeto GPS COVID em Esteio realizam, em todos os bairros residenciais da cidade, a terceira rodada de coletas para o estudo.

O objetivo da pesquisa é traçar, com base em dados de Esteio, um perfil epidemiológico, genômico e clínico do vírus SARS-COV2, causador do novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Esteio com quatro instituições gaúchas de ensino superior (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Unisinos e Feevale), envolvendo 49 pesquisadores.

Visita às moradias

Para a definição de quem será testado para a pesquisa, a equipe dividiu os 13 bairros de Esteio em 149 setores, cada um com 177 domicílios em média. Destes setores, 31 são escolhidos por sorteio. Neles, os pesquisadores definem, aleatoriamente, as casas onde as coletas serão feitas. Durante a visita às moradias, os integrantes do estudo, através de um aplicativo desenvolvido especialmente para ação, aplicam um questionário com o objetivo de identificar se os residentes apresentaram ou apresentam sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar, bem como informações sobre saúde, renda, cor da pele e idade, entre outros dados.

Após isso, os profissionais da saúde realizam a testagem rápida em todos os moradores da casa, coletando uma pequena amostra de sangue. A taxa de participação na pesquisa tem sido de 90% dos moradores de cada residência. Os resultados, obtidos em 15 minutos de espera, são tabulados e analisados com auxílio de algoritmos e modelos matemáticos complexos, e apresentados para a Administração Municipal, permitindo ajustes nas ações de combate ao coronavírus. Pacientes que testem positivo para a doença recebem acompanhamento especial.

Primeiras fases do estudo

Somados os números das duas primeiras fases do estudo, já foram aplicados 1.070 testes rápidos, com a confirmação de dois casos da doença. A prevalência da doença seria de 19 casos a cada 10 mil pessoas (0,19%). Assim, estima-se que, ao final da segunda etapa, Esteio poderia ter 156 pessoas positivas para Covid-19, enquanto o dado oficial, no dia 3 de junho, era de 57 casos registrados. Dessa forma, para cada confirmação, haveria duas subnotificações. O índice de confiança da pesquisa é de 95%.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Esteio registra 89 casos confirmados de Covid-19, 52 pacientes curados e quatro óbitos. Outros 40 casos constam como suspeitos e 2.257 foram descartados.

Botão Voltar ao topo