São Leopoldo intensifica trabalho de fiscalização em asilos
Prefeitura notifica lar na rua Conceição, no centro da cidade, por falta de uso de EPI´s
Ações envolvendo o Conselho do Idoso, a Força-Tarefa, a Guarda Municipal e a Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Leopoldo vem promovendo o trabalho de fiscalização às Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) em relação à Covid-19.
Na tarde da sexta-feira, 12, na ação de monitoramento e vistoria um lar localizado na rua Conceição no centro da cidade foi notificado por contrariar o Decreto Municipal nº 9540/20, pela constatação de funcionários sem o uso dos equipamentos de proteção e a característica da casa permite o acesso dos idosos a área externa em contato com a rua.
Desde o início da pandemia existe uma atenção especial ao setor e um plano de contingência específico foi apresentado considerando as necessidades de adequação estrutural das casas, processos de trabalho, identificação de forma sistemática do monitoramento da saúde dos residentes e funcionários, além da restrição de visitas conforme as determinações sanitárias específicas.
A vistoria faz parte da análise para adequação do plano de contingência elaborado pelos lares.
A cidade conta com 24 Instituições de Longa Permanência (ILPs), popularmente conhecidos como asilos, cadastrados. O trabalho é permanente: todos eles foram visitados e orientados para recomendações de controle e prevenção ao Covid-19. Nenhum caso foi detectado nessas instituições até o momento.
O trabalho deve seguir visitando as demais instituições. “Começamos pelo Lar São Francisco que é de responsabilidade do Município, e vamos seguir reforçando essa atenção de monitoramento, já no segundo lar vistoriado constatamos essa irregularidade e notificamos. Essa ação é muito importante para preservar a integridade dos idosos e funcionários das instituições e evitar o avanço dos casos de Covid-19”, acrescentou o coordenador da Vigilância em Saúde, Maurício Prass.