NotíciasRio Grande do SulVale do Sinos

Covid-19 em São Leopoldo: medidas para restringir a circulação de pessoas iniciam amanhã

A Prefeitura de São Leopoldo anunciou no final da tarde desta segunda-feira (15), as novas medidas de restrição de pessoas no município como forma de reprimir o avanço do coronavírus.

O decreto n.º 9591/20 entra em vigor a partir desta terça-feira (16) com medidas de restrição até o dia 30 de junho. Entre as medidas editadas pelo prefeito Ary Vanazzi fica definido que só poderão permanecer abertos estabelecimentos comerciais considerados não essenciais enquadrados como MEI, micro e pequenas empresas. Assim ficam suspensas as atividades de estabelecimentos comerciais de médio e grande porte.

Publicidade

Nos finais de semana a medida de fechamento será ainda mais rígida, podendo operar apenas o comércio e serviços considerados essenciais.

Bares, restaurantes e lancherias que atendem no local terão horário reduzido das 11h às 14h.

Outra medida implantada a partir do decreto é a redução em 50% das vagas de estacionamento da rua Independência, no Centro de São Leopoldo.

Os estabelecimentos autorizados a permanecerem abertos deverão manter em local visível o alvará e o certificado de registro conforme contrato social.

As academias poderão seguir operando e cumprindo o protocolo de higiene e controle de acesso.

O Bourbon Shopping permanecerá fechado, à exceção de farmácias, clínicas de atendimento na área da saúde e supermercado.

O prefeito leopoldense justifica a adoção das medidas mais restritivas pela escalada do Covid-19 que cresceu praticamente 40% na última semana. O número de casos ativos chegou a 136, do total de confirmados que até sábado eram 462, e pela ampliação da testagem segue em alto crescimento.

Pessoas com vírus ativo, contatos e suspeitos são monitorados diariamente pelo Centro de Monitoramento de Isolamento Domiciliar (Cemid) da Secretaria Municipal de Saúde. Outro grave sinal é a ocupação de leitos de UTI Covid do Hospital Centenário que chegou a bater 80% de ocupação, com 8 dos 10 leitos exclusivos ocupados. “Nosso cuidado é com a saúde da população. Queremos evitar colapso no atendimento hospitalar e preservar vidas”, finaliza o prefeito, que quer mobilizar demais gestores municipais para discussão de um protocolo mínimo entre os municípios e do debate de temas de impacto na região. Uma reunião da Associação dos Municípios da AMVARS e da GRANPAL deverá ocorrer nessa semana..

Casos por bairros

Os bairros com maior incidência de casos confirmados como Arroio da Manteiga, Santos Dumont e Feitoria começaram a receber a partir da manhã desta segunda-feira, ações mais incisivas de higienização de locais centrais e blitz sanitárias com orientações de saúde e medida de temperatura.

Casos positivos por bairro de São Leopoldo
Arroio da Manteiga 81
Vicentina 53
Santos Dumont 52
Feitoria 51
Campina 51
Scharlau 32
Campestre 21
Duque de Caxias 19
São Miguel 17
Centro 13
Rio dos Sinos 13
Santa Tereza 11
Jardim América 10
Fazenda São Borja 09
Morro dos Espelho 07
Santo André 07
Cristo Rei 07
Rio Branco 07
São João Batista 06
Pinheiro 04
Boa Vista 04
Fião 01
TOTAL 476

 

Botão Voltar ao topo