Defesa Civil mantém alerta de risco de inundação e vendavais, em São Leopoldo
O nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo, na manhã de terça-feira, 7 de julho, estava na marca de 4,14m, 1,64 metros acima do normal que é de 2,00m a 2,50m, de acordo com verificação da Defesa Civil na régua de telemetria do Serviço Geológico Serviço Geológico do Brasil (CPRM). No entanto, mesmo com volume alto não há riscos. Na noite anterior, às 23h30, as águas estavam em 4,18m e não há pontos com alagamentos na cidade. Até o momento choveu 13mm.
A Sala de Situação, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), emitiu alerta de formação de um ciclone extratropical para esta terça-feira, provocando chuva intensa, trovoadas e ventania sobre todo o Estado. Segue mantido o alerta de inundação nas ruas da Praia (Rio dos Sinos) e das Camélias (Pinheiro). O alerta de vendaval para a São Leopoldo e região também permanece valendo.
Com a constatação de nível superior a 3,50m, a Defesa Civil mantém o protocolo de monitoramento intensivo do nível do Sinos. O boletim da Sala de Situação chama atenção para volumes elevados de chuva, 80mm para o Vale do Sinos e para rajadas de vento que variam entre 70 km/h a 80 km/h podendo ser mais intensas na faixa leste (região metropolitana, litoral e serra).
Plano de Continência para Inundações
A Defesa Civil salienta que os critérios para ativação do protocolo de alerta estão em conforme disposto no Plano de Continência para Inundações da Defesa Civil de São Leopoldo (PLACON). Considerando que o rio se encontra alto, que existem previsões de chuvas volumosas e formação de ciclone emitimos ALERTA duplo:
- – ALERTA PARA RISCO DE INUNDAÇÃO em primeiro momento na rua da Praia e Das Camélias no bairro Rio dos Sinos.
- – ALERTA PARA RISCO DE VENDAVAL E CHUVAS VOLUMOSAS devido a formação de um sistema de baixa pressão que dará origem a um ciclone extratropical.
Constatação do Nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo superior a 4,30m (ANA/CPRM), acrescido da percepção de elevação de nível significativa (superior a 1cm/h) e/ou previsão de precipitações volumosas para os próximos dias. Lembrando que o primeiro local a ser atingido é a Rua da Praia quando o Rio dos Sinos em São Leopoldo é superior aos 4,50m. A partir de aproximadamente 4,60m (a região do banhado pode sofrer influência do vento) começa a brotar no final da rua das Camélias.