Rio Grande do SulSaúde

Bento Gonçalves já promoveu 4.600 testes para covid-19

Bento Gonçalves iniciou as ações de monitoramento ao Coronavírus (COVID-19) ainda em janeiro, quando o mundo não imaginava à proporção que o vírus tomaria. Foi criado o Comitê de Atenção à doença, e seguidos eixos de planejamento com a comunicação, ações de prevenção, achatamento da curva epidemiológica para estruturação do sistema de saúde e macro-testagem.

Nesta semana foram recebidos mais 1520 testes rápidos, adquiridos através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA). No total já foram realizados 4.607 testes, rápidos e PCRs pela Secretaria da Saúde.

Os testes são realizados seguindo os protocolos estabelecidos, são testados pacientes com sintomas graves, além de profissionais de saúde e da segurança pública, idosos e demais pessoas monitoradas pela Secretaria da Saúde. A janela de testagem é após o 10º dia de aparecimento dos primeiros sintomas. “Para que tenhamos resultados corretos e possamos oferecer o tratamento para estas pessoas temos que seguir um protocolo, e uma quantidade de dias correta para realização destes testes. Importante, que as pessoas sigam as orientações corretas de isolamento social”, disse o Coordenador Médico da Secretaria, Marco Antônio Ebert.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica dos casos confirmados, em 46,5% a infecção foi diagnosticada através de um exame laboratorial chamado PCR (polymerase chain reaction), e o restante através da realização de testes rápidos.

Em live nas redes sociais na segunda-feira, 13, o Prefeito Guilherme Pasin anunciou autorização para processo licitatório para compra de mais 15 mil testes -sendo 5 mil testes rápidos, 5 mil Elisa e 5 mil PCRs. “Nós adotamos uma política diferente dos demais Municípios, pois acreditamos que quanto mais testarmos mais reais serão os dados, melhor saberemos o comportamento do vírus. Só assim, podemos adotar estratégias de planejamento. Paralelo a isso, estruturamos nossos leitos de isolamento, de UTI, passando de 20 para 50, adquirimos respiradores, sendo hoje 75 disponíveis. Nossa população não ficará sem atendimento”, finaliza o Prefeito.

Botão Voltar ao topo