Petotas tem redução no índice de criminalidade
Amostragem se refere ao primeiro semestre e é resultado da intensificação das forças de segurança e isolamento social resultaram na diminuição de 43% de crimes em comparação a 2017
Prestes a completar três anos de implantação, o Pacto Pelotas Pela Paz vem demonstrando, cada vez mais, resultados positivos no combate à criminalidade. Aliada ao isolamento social, a intensificação da fiscalização, por parte das forças de segurança contribui para a queda índices criminais em Pelotas. De janeiro a junho de 2020, o acumulado de crimes no Município teve redução de 43% no comparativo ao mesmo período de 2017.
Segundo os dados divulgados pelo Observatório de Segurança Pública, enquanto no primeiro semestre de 2017 – antes da criação do projeto de Segurança Pública – foram registrados 7.458 crimes, em 2020 houve 4.223, uma diminuição de 2.664. Só em junho, a queda foi de 46%, em comparação há três anos: de 1.066 para 495.
A análise comparativa do ano passado em relação ao atual também mostra redução significativa. No primeiro semestre de 2020, houve uma baixa de 54% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), de 49% no roubo a pedestre, de 67% no roubo a transporte público e de 52% no roubo a residência, em relação ao primeiro semestre de 2019.
Para o secretário de Segurança Pública (SSP), Samuel Ongaratto, a pasta vem registrando consecutivas baixas nos índices de criminalidade desde 2017. “O ano de 2020, mesmo nestes últimos meses, quando houve um aumento nos roubos, ainda está com os indicadores de violência e de crime abaixo, comparado com os mesmos meses de 2019”, afirma Ongaratto.
“A pandemia é um reflexo, mas também há o trabalho do Pacto Pelotas Pela Paz. A redução não foi somente pelo novo coronavírus. Vemos, em algumas cidades, que a doença está levando ao aumento dos homicídios, os roubos”, destaca.
Plano Municipal de Segurança Pública
Criada em 2017, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) estabelece políticas de segurança em Pelotas, provenientes do Pacto Pelotas Pela Paz, lançado em agosto do mesmo ano, com objetivo de reduzir a criminalidade no Município, através da prevenção e da ação integrada das forças de segurança. Quase três anos depois, devido aos resultados positivos, o Executivo lançou, no mês passado, o Plano Municipal de Segurança Pública (Plamusp) – documento que define estratégias, ações e metas para normatização da política pública na área da segurança.