Corsan testa vazão de poços artesianos em Faria Lemos, Bento Gonçalves
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA) informa que a Corsan executará, nesta semana, três testes que visam medir a vazão dos poços artesianos que abastecem as comunidades de Faria Lemos, com a finalidade de emitir a outorga.
A outorga de poços artesianos é um instrumento que assegura legalmente ao empreendedor o direito de uso das águas subterrâneas disponíveis na sua bacia hidrográfica. O certificado de outorga garante o direito de captar a quantidade de água necessária para um empreendimento, evitando multas e punições.
Serão executados os testes nos poços localizados nas comunidades: Capela N. Sra da Imaculada Conceição/Alcântara Baixa; Capela Santa Lúcia/ Linha Fernandes; Capela N. Sra dos Navegantes/Linha José Júlio.
“É importante que os usuários se previnam com algum estoque de água durante o período de teste, que tem duração de 36 horas. Cada comunidade deverá ficar só com a água que estiver na caixa por esse tempo, depois o fornecimento será normalizado”, explica o geólogo Luiz Pinto.
As ações serão realizadas conforme cronograma (chegada e preparação):
- Dias 20 e 21: Poço da Alcântara: 175 famílias
- Dias 22 e 23: PT 5 (linhas Colussi e José Júlio): 129 famílias
- Dias 23 e 24: Poço Santa Lúcia: 64 famílias