Porto Alegre

Porto Alegre disponibiliza teste de Covid-19 para colegas de trabalho de caso positivo

Em Porto Alegre, a oitava etapa do programa de testagem para diagnóstico de Covid-19 começou nesta quinta-feira (23), com a realização de testes em pessoas assintomáticas que trabalham com pessoas que testaram positivo para a doença.

Publicidade

O anúncio foi feito em live pelo Facebook da Prefeitura, com a participação do secretário municipal adjunto da Saúde, Natan Katz, nesta tarde.

Foram estabelecidos quatro critérios para que a pessoa seja testada na rede pública de saúde:

  • ter ficado quatro horas ou mais no mesmo ambiente do colega diagnosticado com Covid-19;
  • o paciente diagnosticado ter apresentado sintomas;
  • o contato ter ocorrido em período de transmissão do vírus, ou seja, cinco dias antes e até 14 dias após o início dos sintomas;
  • e o colega ter tido teste confirmatório por RT-PCR, por detecção de antígeno ou por detecção de anticorpo IgM positivo. Contato ocasional em áreas de uso comum, como cozinha, sanitário ou sala de reuniões, não é critério para a testagem.

Katz enfatiza que o teste está disponível a todos aqueles que trabalham no mesmo ambiente de caso confirmado de Covid-19. “A pessoa que preencher os critérios estabelecidos deve procurar uma unidade de saúde da atenção primária para fazer a solicitação, apresentando CPF do contato de trabalho com a doença e a data de início dos sintomas”, explica.

O secretário-adjunto frisa também que a pessoa sem sintomas que tiver tido contato no ambiente profissional com alguém diagnosticado com a Covid-19 só será afastada do trabalho depois do resultado do teste, se ele for positivo. Neste caso, o afastamento será por dez dias, a contar da data de coleta do exame.

Katz apresentou o histórico do programa de testagem em Porto Alegre, iniciado no final de janeiro, quando foram detectados casos importados de Covid-19. De lá para cá, as etapas de testes incluíram pacientes hospitalizados e profissionais da saúde, em março; profissionais da segurança e residentes em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), em abril; todas as pessoas sintomáticas, em maio; e, no início de julho, também os familiares assintomáticos de pessoas com teste positivo para Covid-19.

Até 20 de julho, de acordo com dados mostrados por Katz, 32 mil testes PCR e testes rápidos foram realizados em Porto Alegre. Em 3 de julho, o número estava em 16 mil testagens. A prefeitura vai oferece 21 pontos de coleta de testes RT-PCR (laboratórios, tendas, unidades de saúde e Centro de Acolhimento e Isolamento Social – Cais) e 21 pontos de coleta de testes rápidos (Laboratório Central e conveniados).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.