Canoas inicia mutirão de limpeza na cidade
Operação começou no bairro Mathias Velho na manhã desta segunda-feira (27)
A Prefeitura de Canoas iniciou nesta segunda-feira (27) o projeto Cidade + Limpa, que tem como objetivos a limpeza do descarte irregular e a conscientização da população quanto aos cuidados na limpeza pública da cidade. O projeto tem como umas das etapas a realização de serviços de limpeza em todos os bairros, com as retiradas de sobras de material de construção, entulho de obras ou demolições, podas de árvores (folhas e galhos), entre outros, possibilitando a desobstrução de calçadas, ruas e áreas públicas de uso comum.
A ação iniciou pelo levantamento dos pontos de descarte irregular em todo o município, realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU). O cronograma de limpeza iniciou pelo bairro Mathias Velho, que contabiliza pelo menos 900 focos, sendo a região com maior número de descarte irregular no momento. O mutirão vai beneficiar todos os bairros da cidade.
A iniciativa acontece através da integração das secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSU), Obras (SMO), Transportes e Mobilidade (SMTM) e das Subprefeituras de cada quadrante. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Daniel, o descarte irregular de resíduos aumentou durante a pandemia do novo coronavírus. “Em função do distanciamento social e pelo fato de muitas pessoas estarem trabalhando de casa, muitos aproveitaram para fazer obras, limpeza de pátios e pequenas reformas, o que culminou em uma maior incidência de descarte irregular de resíduos, principalmente em frente às próprias residências”, comenta o secretário.
O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, destaca que, embora a prefeitura esteja realizando a limpeza, é preciso que os canoenses colaborem para que tenhamos uma cidade mais limpa. “Sabemos que é um período difícil para todos, mas precisamos trabalhar juntos em prol de uma Canoas melhor, limpa e consciente, por isso peço a compreensão e a ajuda dos Canoenses, para que façam o descarte de resíduos de forma correta, nos Ecopontos ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)”, ressalta Busato.
Veja a forma correta de descarte:
Entulho, caliça (resto de obras), madeira, galhos ou móveis, leve para um PEV ou Ecoponto, cuja destinação final será dada pela prefeitura até a Usina de Reciclagem da Construção Civil (RCC). Já os resíduos domésticos orgânicos são coletados pelo caminhão de lixo, conforme cronograma porta a porta. Quanto aos resíduos recicláveis a coleta é feita pelo caminhão das cooperativas conforme cronograma da Secretaria de Meio Ambiente.
Como denunciar descarte irregular?
Quem quiser fazer uma denúncia pode ligar para o telefone da Guarda Municipal no 51. 3425-7612 ou através do Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) nos telefones: 0800-5101234 / 51. 3236-1088 / 51. 3236-1086 / 51. 3236-1059.
Endereços dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV):
PEV – Rua Curitiba com Rua Vacaria
PEV – Rua Curitiba entre as Ruas Tapes e Torres
PEV – Rua Curitiba com Rua São Gabriel
PEV – Rua Fernando Pessoa com Rua Marcílio Dias
PEV – Rua República, em frente à Rua Califórnia
PEV – Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga com Rua Augusto Pestana
PEV – Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga com Rua Machadinho
PEV – Rua Itamar Mattos de Maia com Rua Belém
PEV – Rua Evanir José Pagliarini com Rua Walter Spies
PEV – Avenida Nazário com Rua 3 (Em frente ao Hangar Cultural)
PEV – Rua Irmão Tiago com Rua Barbosa Sobrinho Lima
PEV – Avenida Frederico Ozanan com Avenida Imigrantes
PEV – Rua 1 com Rua Roberto Francisco Behrens
PEV – Avenida Nazário com Rua Rui
PEV – Rua Alexandre de Gusmão com Rua Santo Expedito
Ecopontos:
Guajuviras – Av. Do Nazário entrada da Fazenda Guajuviras;
Guajuviras – Av. Esperança, quadra Q n° 19;
Mathias – Rua Espumoso n° 315;
Rio Branco – Hermes da Fonseca n° 1770;
Niterói – Rua G com Rua Ary Dias Ferreira