São Marcos compra mais 2.800 testes rápidos de Covid-19
A Secretaria de Saúde de São Marcos adquiriu mais 2.800 testes rápidos de Covid-19, sendo 2.500 com recursos próprios e 300 através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA).
De acordo com a Secretária de Saúde, Cristiane de Castilhos, cerca de 300 testes já chegaram e os demais vão sendo solicitados conforme necessidade. O objetivo é garantir testes para todos os casos suspeitos e ampliar a testagem da população para definir ações de enfrentamento com dados que reflitam a realidade do município na pandemia.
Em São Marcos, cerca de 1.500 pessoas já foram testadas para Covid-19 através do teste rápido. Esses testes são oriundos de compras anteriores realizadas pela Secretária de Saúde (500 testes no total), testes recebidos pelo Ministério da Saúde e também de compra realizada pelo Hospital São Beneficente João Bosco (HBSJB) em parcerias com a CIC, AMSM e empresas do município.
Segundo o Centro de Operações de Emergência (COE), cerca de 8,5% da população de São Marcos foi testada para Covid-19. Dentre os tipos de testes realizados estão os testes rápidos, PCR e também imunoensaio de fluorescência. A testagem é realizada pela Unidade de Síndrome Gripal, HBSJB e laboratórios privados.
Além dos testes rápidos, a Prefeitura também adquiriu 100 testes PCR para serem analisados no laboratório da Universidade de Caxias do Sul. Esses testes são utilizados pelos médicos como um dos critérios para alta do isolamento de casos positivos para COVID-19.