NotíciasRio Grande do SulVariedades

Caxias participa de programação virtual do Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Projeto “Visualidades Fragmentadas” vai propor que comunidade descubra novas histórias sobre Caxias do Sul. A Secretaria da Cultura – Divisão de Museus, estará na programação alusiva ao Dia do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto. A programação, coordenada pela Secretaria da Cultura do Estado, será exclusivamente virtual e terá início nesta segunda-feira (10/08).

Em Caxias do Sul, o projeto desenvolvido pela Divisão de Museus é o “Visualidades Fragmentadas”. Ele contará com dez fotografias, doadas pelo Clube do Fotógrafo ao Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn, que registram objetos dos seis espaços museológicos do Município.

“O objetivo dessa exposição virtual será instigar o nosso ‘visitante’. Queremos que as pessoas vejam além do objeto. Teremos legendas nas fotografias, mas não haverá uma descrição muito detalhada dela. Isso é para que o público seja desafiado de alguma forma a pensar sobre o que está vendo e a buscar mais informações sobre isso. É um incentivo a divulgação de parte da história de Caxias do Sul que muitas vezes é desconhecida”, destaca Itamar Ferretto Comaru, diretor da Divisão de Museus.

“Visualidades Fragmentadas” estará disponível a partir de 16 de agosto, no endereço https://sites.google.com/view/museusmunicipaisdecaxiasdosul/.

Dia Estadual do Patrimônio Cultural RS

O Decreto 54.608, de 25 de abril de 2019, instituiu o Dia Estadual do Patrimônio Cultural e sua celebração no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto, em alusão ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e diretor da instituição por 30 anos.

Botão Voltar ao topo