NotíciasRio Grande do SulVariedades

“ANAIMAGI” é a nova exposição na plataforma da Unidade de Artes Visuais de Caxias

Quatro funcionárias do Centro de Cultura Ordovás fizeram a curadoria da nova mostra

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio da Unidade de Artes Visuais (UAV), apresenta a exposição “ANAIMAGI”. A curadoria foi realizada por funcionárias do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, pelo projeto “Curadorias Experimentais”. As obras ficam disponíveis virtualmente, de 10 a 31 de agosto de 2020.

O projeto “Curadorias Experimentais” tem a supervisão da coordenadora da UAV Mona Carvalho, que convida novos e experimentais curadores para realização de uma exposição de arte com obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP). Além da aproximação da arte para os envolvidos, a proposta estimula um novo olhar curatorial.

Para a primeira edição, quatro funcionárias da empresa Adalma, que trabalham no Centro de Cultura Ordovás, foram convidadas para participarem. Naiane Sozo, Ana Paula Witt, Gisele Reis Pedron e Márcia Almeida Barth tiveram acesso ao AMARP, realizaram conversas sobre o acervo e visitação aos espaços expositivos e também participaram dos processos de montagens e desmontagens das instalações. Após essas etapas, as funcionárias selecionaram algumas telas do acervo para integrarem a exposição.

A escolha das obras foi realizada de forma variada destacando beleza, jogo de cores e imagens que remeteram diversos sentimentos e momentos individuais. Lembranças da infância, encontros alegres do passado, poder feminino e amor foram aspectos decisivos para a triagem. Temáticas como a solidão e saudade também são retratadas. A exposição foi nomeada com as iniciais dos nomes das curadoras.

A montagem da exposição teve curadoria das participantes do projeto e auxílio da equipe de manutenção do Ordovás e da Unidade. A mostra conta com os trabalhos de 14 artistas: Valdira Teresinha Darckwardt, Ale Zanonato, Rafael Pagatini, Alice Soares, Josias Silveira da Silva, Júlio César Andreazza, Zorávia Augusta Bettiol, Rita Bromberg Brugger, Humberto da Costa, Marcos Alexandre Leal, Rejane Croda, Antônio Carlos Nicolielo, Gabriela Stragliotto e Rafael Dambros.

Os quadros estarão disponíveis na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho e poderão ser conferidas virtualmente pela plataforma UAV DIGITAL pelo link: https://sites.google.com/view/uavdigital

 

Botão Voltar ao topo