Caxias do Sul inicia coleta de amostras para 23º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), e a Rede de Vinícolas (Revinsul) decidiram promover o 23º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva. Para isto, serão seguidos todos os protocolos de segurança em relação à pandemia de Covid-19, como por exemplo a não realização nos moldes tradicionais dos eventos de lançamento, entrega de troféus e apresentação ao mercado dos vinhos premiados, evitando aglomerações. Nesta semana e nos próximos dias, técnicos da SMAPA coletam nas cantinas as amostras de vinhos e sucos que serão avaliadas.
Vários fatores foram decisivos para a decisão de realizar o Concurso. De acordo com o titular da SMAPA, Valmir Susin, será um grande desafio diante do cenário desfavorável, num ano de estiagem severa e pandemia de coronavírus. “No entanto, desde que seguidos todos os cuidados, é imprescindível movimentar a economia da região, com reativação dos negócios, geração de empregos e renda, visando à retomada do crescimento econômico”, destaca. Susin também aponta outro fator determinante: a safra de uvas de 2020, que, pela excepcional qualidade alcançada, está sendo considerada “A Safra das Safras”.
Na avaliação dos técnicos da SMAPA e dos representantes da Revinsul, também pesaram a longevidade do Concurso e o efeito positivo que o evento gera para as vinícolas. Segundo eles, é momento de fortalecer e reativar o Concurso, mantendo sua tradição e credibilidade. O evento, que chega à 23ª edição, é um dos pioneiros do Estado: a primeira edição foi em 1998. Profissionais ligados à cadeia do vinho apontam outro aspecto relevante: o crescimento no consumo da bebida durante a quarentena, da ordem de 86% com relação ao mesmo período de 2019, segundo a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS).
Houve ainda outros pontos avaliados pelos organizadores. “Ao longo das edições do concurso, avaliadores observaram uma evolução constante na qualidade dos vinhos e sucos produzidos no Município, numa escalada positiva que deve ter continuidade”, afirma o secretário. Ele lembra também a necessidade de, num momento tão crítico, apoiar e incentivar a divulgação dos produtos com a marca “Caxias do Sul”, tema de programa específico desenvolvido em parceria entre a SMAPA e o Sebrae. “Temos uma responsabilidade muito grande na criação de uma conjuntura que seja favorável à retomada dos negócios e à geração de emprego e renda. Seria lamentável perder esta oportunidade”, acrescenta.
Protocolos de segurança
A 23ª edição do Concurso será cercada de todos os cuidados com relação à transmissão do coronavírus. As etapas de coleta de amostras e análise sensorial deverão seguir os protocolos de segurança determinados pelas autoridades de saúde, como por exemplo uso obrigatório de máscara, álcool gel e distanciamento, entre outros. Os tradicionais eventos de lançamento, entrega de troféus e apresentação ao mercado dos vinhos premiados não serão realizados presencialmente, com o objetivo de evitar aglomerações. Conforme o regulamento, as datas das etapas do Concurso estão sujeitas a alterações conforme eventuais decretos do Município, Estado e União com relação à situação da pandemia de coronavírus (mudança de bandeira, por exemplo).
O Concurso da Safra 2020 avaliará as categorias Tinto de Mesa, Branco de Mesa, Rosado de Mesa, Branco Vinífera, Tinto Vinífera, Tinto Vinífera Engarrafado e Suco de Uva. Os vinhos premiados receberão troféus e poderão ser comercializados com o Selo do Concurso (Ouro, Prata ou Bronze) correspondente à respectiva premiação. Atualmente, cerca de 70 vinícolas produzem vinhos e sucos de uva em Caxias do Sul. O Município possui 1,6 mil propriedades com 4 mil hectares plantados de videiras, conforme cadastro vitícola de 2015. A produção anual de uva é da ordem de 86 mil toneladas.