Movergs: Associação de Móveis do RS completa 33 anos
Entidade tem trabalhado firmemente em sua missão de representar e defender os interesses da cadeia produtiva madeira e móveis
Nesta segunda-feira, 14, a Associação de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) completa 33 anos de fundação em prol do desenvolvimento empresarial. Representando 2,4 mil empresas no Estado, que geram 40 mil empregos diretos e totalizam 13% das indústrias no Brasil e 25% do faturamento do setor moveleiro nacional, a entidade sente imenso orgulho ao constatar que é o segundo principal mercado exportador do Brasil, levando ao mundo a beleza e a qualidade do móvel gaúcho.
Desde setembro de 1987, a Movergs atua com a importante missão de representar e defender os interesses da cadeia produtiva madeira e móveis, direcionando seus esforços no sentido de contribuir e garantir ferramentas competitivas em prol do desenvolvimento de seus associados. A defesa dos interesses das empresas do segmento também motiva a entidade a trabalhar pela ampliação de sua representatividade no contexto político-econômico nacional.
Neste ano de 2020, a entidade tem demonstrado sua importância na defesa de uma série de bandeiras em benefício do setor, em especial pelo fato de uma pandemia ter assolado as indústrias, gerando impactos econômicos, tanto no mercado interno quanto externo, o que demandou um engajamento de esforços para articular medidas em benefício do setor moveleiro gaúcho junto ao Governo Federal, Estadual e municípios. Além disso, tem se mobilizado em razão dos constantes aumentos das matérias-primas básicas, e trabalhado para que a proposta de reforma tributária do Estado não prejudique ainda mais o segmento.
Rogério Francio, presidente da Movergs, enfatiza que como dirigente da Movergs tem seguido firmemente o slogan da entidade ‘Unir para fortalecer, renovar para crescer’, com o compromisso de representar e defender os interesses da cadeia produtiva moveleira, trabalhando para o aprimoramento de projetos, na geração de oportunidades e parcerias e na defesa dos interesses das empresas. “Apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas nos últimos anos, nos orgulhamos da pujança do setor moveleiro e sua projeção internacional. Aprendemos cada vez mais a conjugar o verbo ‘unir’, o que nos mostra também o quanto é imprescindível uma cadeia produtiva moveleira forte, integrada, desenvolvida, sem individualismos”, conclui.
Exaltação à FIMMA Brasil
Há quase 30 anos, a Movergs tem promovido a FIMMA Brasil, evento que é motivo de orgulho para toda a cadeia madeira e móveis por ser a única que trabalha do setor para o setor. Criada praticamente junto com a fundação da Movergs, esse evento, reconhecido internacionalmente, em 2020 ganha nova roupagem, passa a ser atemporal, um movimento de conexões humanas para negócios, em que foram agregadas novas propostas com o objetivo de incentivar e apoiar a retomada do mercado, estimular novos negócios, humanizar relacionamentos e aproximar empresas de soluções e empresários do setor de lideranças de toda a cadeia produtiva.
Com esses propósitos a FIMMA Brasil passa a atuar em três grandes frentes:
– Fimma Inova, iniciado em agosto de 2020 até março de 2021 e que visa que dezenas de participantes repensem práticas para uma nova cultura de inovação com os melhores especialistas de inovação do país e do mundo;
– Fimma Conexões e Negócios, evento físico, 26 a 29 de abril de 2021, no Parque de Evento de Bento Gonçalves;
– Fimma Summit, de 27 a 29 de abril de 2021, o maior encontro de geração e compartilhamento de conteúdo do setor por meio de especialistas e análises disruptivas.
“Nossa essência sempre foi ser ‘do setor para o setor’, com muita doação, energia compartilhada e aproximação dos elos da cadeia. O novo momento exige colaboração e nada melhor do que a FIMMA Brasil ser a inspiração para a retomada, promovendo conexões humanas para os negócios e, dessa forma, contribuindo para que os empresários repensem o futuro. E será com esse mesmo intuito, de unir fabricantes de móveis de seus fornecedores e parceiros, que a FIMMA Brasil se reinventa para integrar e fortalecer o setor”, enfatiza Francio.