Nesta segunda-feira (5), Porto Alegre iniciou a retomada das aulas. Estarão autorizadas as atividades letivas de educação infantil, do terceiro ano do ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) e profissionalizante, tanto nas redes públicas quanto na rede privada. As instituições de ensino deverão seguir os protocolos publicados no decreto 20.747. A reabertura foi precedida de 11 reuniões com o setor. O calendário de retorno, por etapa, está publicado no site do novo coronavírus dentro do portal da prefeitura.
De acordo com os serviços de saúde, Porto Alegre apresenta situação epidemiológica de transmissão do vírus que assegura esse retorno. As escolas serão reabertas, mas a decisão de levar ou não os alunos será das famílias. O regramento prevê medidas para o distanciamento social, proibição de eventos e reuniões pedagógicas presenciais e o uso de máscaras, entre outros. As instituições de ensino deverão preencher um informe semanal com status epidemiológico e ações na escola.
Nesta semana, as escolas municipais e comunitárias que oferecem educação infantil iniciaram a oferta de almoço. Foram servidas 6.214 refeições para 3.942 alunos. As instituições de ensino estatais receberam R$ 2,5 milhões como verba extra para a aquisição de materiais para proteção. Já as comunitárias receberam o valor integral referente ao mês de setembro, totalizando R$ 12.695.383,50.
As atividades presenciais foram suspensas em toda a cidade – todos os níveis e todas as redes – em março como forma de evitar o contágio pelo coronavírus. Desde então, a prefeitura distribuiu mais de mil toneladas de alimentos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para as famílias de alunos das redes municipal e comunitária.