Rio Grande estabelece regras para o feriado de Finados

Em Rio Grande, o Dia de Finados, no próximo final de semana, vai ser diferente para quem pretende prestar homenagens aos familiares já falecidos. No município, o prefeito Alexandre Lindenmeyer assinou um decreto com regras para a data.

Uma delas determina que não serão autorizadas celebrações litúrgicas coletivas nos cemitérios alusivas ao Dia de Finados. Outra é a de que o uso de máscaras vai ser obrigatório nos cemitérios, durante as visitações.

O decreto 17.558, com data de 25 de outubro, reitera o estado de calamidade pública em razão da pandemia da Covid0-19 e estabelece restrições para as atividades nos cemitérios locais para o Dia de Finados. As normas e restrições estabelecidas no decreto são para a realização de obras, reformas e limpeza de túmulos de cemitérios, que permanecerão abertos nos dias 31, 1º e 2, encerrando-se às 19h.

Até quarta-feira (28), poderão ser efetuadas benfeitorias nos cemitérios, tais como pinturas, obras novas, reformas ou adequação de túmulos. Para limpeza de túmulos, o prazo encerra na sexta-feira (30).

Também vai estar proibida a instalação nas imediações dos cemitérios de barracas ou quiosques para a comercialização de alimentos, durante os dias 31, 1º e 2 de novembro. Somente será permitida a venda de água, flores, velas e demais artigos que tenham relação com a data. Já a capacidade de visitantes permitida nos cemitérios deverá observar o percentual de 50%.

Sair da versão mobile