Serviço de Cardiologia da Santa Casa chega ao Hospital Dom João Becker
Reconhecido como um dos melhores do país na especialidade, o serviço de cardiologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre passa a funcionar, também, no Hospital Dom João Becker em Gravataí. A inauguração oficial ocorre na próxima quarta-feira (11/11), às 11h. O serviço terá emergência cardiológica 24h, além de consultas com especialistas e diversos exames para o diagnóstico e tratamento de cardiopatias. O atendimento será pelo SUS, convênios e particulares.
Localizado no 5º andar do hospital e no Multicentros (prédio anexo), o novo serviço terá uma equipe de profissionais e estrutura totalmente dedicada ao tratamento das enfermidades cardiológicas. O principal diferencial será contar com a equipe que é referência no Estado e no país há 32 anos, liderada pelos médicos Paulo Leães e Fernando Lucchese. “Mesmo com toda a experiência acumulada, será um novo desafio trazer a cultura de atendimento em cardiologia da Santa Casa para o Dom João Becker. Mas estamos totalmente motivados para oferecer à população de Gravataí a nossa expertise técnica”, afirma Paulo Leães.
Segundo Antônio Weston, superintendente do Hospital Dom João Becker, esta é a primeira de muitas mudanças no campo assistencial do hospital. “É, sem dúvida, uma grande notícia para a população do município. Não tenho receio em afirmar que trazemos para o Becker um dos grandes serviços de cardiologia do país. Esta é a ideia a partir de agora, agregar qualidade e permitir que a população perceba, na prática, que este hospital é da comunidade e fará tudo para entregar a melhor assistência possível, lembrando que o novo serviço está disponível para pacientes particulares, convênios e SUS”.
Além do qualificado corpo clínico em cardiologia e do suporte das unidades da Santa Casa de Hemodinâmica Intervencionista, Cirurgias Cardíacas e Eletrofisiologia e Arritmias, também será possível realizar – em um primeiro momento em Porto Alegre e em breve em Gravataí – angioplastias, cirurgias cardíacas e outros procedimentos mais complexos. Já no início, o Hospital Dom João Becker vai passar a contar com novidades no diagnóstico como exames de ergometria, holter, MAPA, ecocardiografia sob estresse e transesofágica. “Esse é um projeto que estamos construindo com muito carinho e queremos em até dois anos deixar o hospital apto a todo e qualquer procedimento cardíaco, do mais simples ao mais complexo”, complementa Leães.
O agendamento de consultas e exames pelo SUS pode ser realizado pelo fone (51) 3213-7524. Para convênios e particulares, o número é (51) 3213-7783. O Hospital Dom João Becker está localizado na Av. José Loureiro da Silva, 1561, no Centro de Gravataí.
COMBATE À CARDIOPATIA – Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil morrem mais de 400 mil pessoas por ano, vítimas de doenças do coração. Isso é mais do que a população total de uma cidade como Gravataí (280 mil habitantes). As doenças cardíacas causam o dobro de mortes que todos os tipos de câncer juntos e é 6,5 vezes mais letal que todas as doenças infecciosas reunidas (incluindo AIDS).