Balada Segura: pagamento de débitos no local da blitz evita o guincho
As blitze de fiscalização da Balada Segura em Porto Alegre são as primeiras a oferecer a possibilidade de quitação do licenciamento do veículo por débito ou crédito no local. A opção, prevista em nova lei estadual, não evita a multa por um eventual licenciamento atrasado, mas, se a opção de pagamento com cartão estiver disponível e essa for a única irregularidade, o veículo não será guinchado, poupando o proprietário do pagamento de remoção, diárias em depósito e o desconforto de ter seu carro apreendido.
Para estender a opção aos demais órgãos de fiscalização – municípios conveniados à Balada Segura, órgãos de trânsito municipais e estaduais –, o DetranRS enviou a lista das empresas cadastradas e está orientando cada um a contatá-las para fazer o sorteio de participação nas suas operações programadas.
Veículo Legal
A quitação de eventuais débitos de licenciamento na blitz está prevista no art. 2º da Lei Estadual 15.514/202, que cria o programa Veículo Legal. Sete empresas manifestaram interesse em acompanhar as blitze da Balada Segura e farão parte do cronograma de operações na capital, conforme ordem de sorteio realizado pelo DetranRS em 21 de outubro.
A próxima blitz de fiscalização da Balada Segura ocorre na quinta-feira (12/11), das 20h às 23h, em local a ser definido.