A CDL Porto Alegre, junto à Vitamina Pesquisa, realizou uma pesquisa para compreender a intenção de compra do consumidor na Black Friday 2020. Os dados revelam que a data conquista mais credibilidade na Capital gaúcha a cada ano, e recomenda que o varejo deva aproveitá-la para praticar descontos reais. Os dados também mostram que 46,1% dos entrevistados acreditam que a Black Friday é uma promoção que vale a pena e 63,4% aguardam a ocasião para realizar suas compras.
Para pouco mais de um terço das pessoas (35,2%), a Black Friday é uma oportunidade para garantir algumas compras de Natal, o que pode aumentar o ticket gasto nesta promoção. Entretanto, a maioria (64,8%), afirma que suas compras na Black Friday não se destinam aos presentes natalinos. A compra de produtos é realizada, pela maior parte das pessoas, para si ou para os familiares. Outro fator que favorece a data é o aumento do uso do e-commerce durante a pandemia que exercerá um papel relevante nesta Black Friday 2020.
Um maior percentual de consumidores sinaliza que tem intenção de compras acima de R﹩ 1.500,00. Esse dado pode ser resultado do somatório da credibilidade da promoção, da intenção de aguardar a data para uma compra específica, dos eletrodomésticos serem o principal item e da demanda reprimida de gastos pelo impacto da pandemia.
Segundo o presidente da CDL POA, Irio Piva, a Black Friday é um momento oportuno para o varejo. “De acordo com a pesquisa, uma parcela dos entrevistados, 23,4%, tem uma demanda reprimida por não ter conseguido ir às compras ao longo do ano. Já 46,1% responderam que suas possibilidades de compra independem de pandemia, o que também se traduz em oportunidade para o varejo”, destaca Piva. Para que a Black Friday possa ser bem aproveitada, o presidente destaca que os lojistas devem buscar a criatividade. “Este é um momento de olhar para os estoques e dar oportunidades atrativas aos clientes. Além de descontos, o varejo pode utilizar estratégias de promoções como combo de produtos, Cashback e outras vantagens”, recomenda.
O economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, ressalta que, em 2020, a pandemia alterou completamente a dinâmica da economia. Em vista da sucessão de acontecimentos ocorridos nos últimos meses, o economista elenca fatores que podem impactar – de forma expansionista ou contracionista – as vendas dos lojistas em ambos os períodos. Por exemplo, os juros baixos, o uso de dinheiro poupado e uma maior utilização do e-commerce podem ajudar a incrementar as vendas no período. Por outro lado, o baixo nível de confiança do consumidor, o quadro sanitário e o desemprego podem atrapalhar as vendas.