Covid-19: São Leopoldo anuncia restrições para os próximos dias
Em reunião na Prefeitura de São Leopoldo realizada nesta terça-feira, 1º de dezembro, o Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, decidiu pela edição de um novo decreto, com validade de 15 dias, para as ações de enfrentamento e de prevenção à pandemia da covid-19, além de adequações ao Decreto Estadual.
Entre as novas regras, está um processo de transição da validade das restrições, especialmente para os eventos, academias e ginásios. O prefeito Ary Vanazzi também anunciou uma série de medidas que serão implementadas pelo governo municipal, como a ampliação Centro de Atendimento Covid junto ao Ginásio Municipal e a criação de um drive-trhu de testagem para pacientes sintomáticos, mediante agendamento. O novo decreto está em formulação e deve ser publicado entre hoje e amanhã pela Prefeitura.
O secretário-executivo do Comitê, Murilo Amatneeks, explica que mesmo seguindo as orientações estaduais, há uma necessidade de criar regras de transição pela ausência de debate prévio e de diálogo do governo do Estado no estabelecimento das medidas anunciadas ontem.
Medidas anunciadas
– Implantação do Centro de Atendimento Covid no Ginásio Municipal Celso Morbach
– Implantação de Drive-Thru para testagem de sintomáticos com agendamento
– Oito novos leitos clínicos no Hospital Centenário e dois novos leitos clínicos na UPA Zona Norte
– Pedido de Credenciamento de dois novos leitos de UTI no Hospital Centenário
– Retomada de análises dos testes no Laboratório Municipal
– Proibição do uso de bancos, brinquedos, academias ao ar livre e churrasqueiras nas praças e parques municipais
– Criação dos Agentes de Prevenção à Covid
– Blitz Sanitárias nos espaços públicos com campanha de prevenção
– Regras de Transição: academias, quadras com jogos marcados, casas de eventos, festas infantis, casamentos e aniversários já agendados até domingo, dia 6, e comunicados até quarta-feira, dia 2, via e-mail forcatarefa@saoleopoldo.rs.gov.br poderão funcionar com protocolos já aprovados
– Selo Estabelecimento Seguro: ampliação do programa com novos segmentos, manutenção da regra de uma hora a mais de funcionamento, além de consultoria e testagem de funcionário.
– Nova campanha com carros de som, redes sociais, cartazes e faixas.