Viamão terá acompanhamento individualizado para crianças da educação básica
Viamão terá espaço destinado ao acompanhamento individualizado para crianças da educação básica.
O projeto PISEPPIV atenderá bebês e crianças de 0 (zero) a 6 anos de idade, será realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e pela Secretaria Municipal de Saúde. Para isso, o município alcançou nos últimos dias um importante passo para sua execução.
Um espaço na Escola Ana Jobim, na parada 36 de Viamão, será reformado e destinado a receber este projeto. Profissionais das áreas social, pedagógica e da saúde estão recebendo formação para trabalharem em conjunto, a fim de atender casos especiais de crianças que necessitam de acompanhamento, sejam elas matriculadas na rede municipal ou encaminhadas pela assistência social.
A verba foi recebida por uma empresa privada, com vistas ao investimento na estrutura da educação municipal. O objetivo é atender e dar suporte às crianças desde a primeira infância, para contribuir com sua formação e estimular seu desenvolvimento. “Para isso, há casos em que a família já é acompanhada desde a gestação, pensando na continuidade deste trabalho que acontecerá conforme ela cresce”, disse a diretora pedagógica da SME, Eliane Menegotti.
Projeta-se que até o início do próximo ano letivo os alunos com demandas especiais em idade da educação básica já possam ser atendidos.
Com isso, se pretende ofertar o atendimento em Estimulação Precoce e Pedagogia Inicial para crianças cujo desenvolvimento corre o risco de ser afetado por fatores de prematuridade, dificuldades sensoriais, síndromes genéticas, atraso no desenvolvimento motor e ou cognitivo. E, assim, proporcionar experiências e interações fundamentais para o desenvolvimento global da criança com deficiência.