Caxias do Sul reforça fiscalização atendendo determinação do Governo do Estado
Ainda na noite desta quarta, uma lanchonete no centro da cidade foi fechada por descumprimento das regras do decreto
Caxias do Sul intensificou desde a última semana as fiscalizações em virtude das Medidas Emergenciais do Governo do Estado para conter o avanço de casos de coronavírus. No trabalho estão envolvidos os fiscais da Secretaria do Urbanismo, Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, Secretaria do Meio Ambiente com o apoio da Fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal e Brigada Militar.
Na noite desta quarta-feira (09/12) a ação contou com os fiscais da Vigilância Sanitária da SMS, com o apoio da GM. Foram visitados oito estabelecimentos. Quatro foram autuados e um foi fechado. Outros três estavam dentro das normas exigidas.
As vistorias foram realizadas em função de denúncias da comunidade em quadras esportivas, que não podem funcionar neste período das Medidas Emergenciais, que se estendem até o próximo dia 14.
Confira o relatório da Fiscalização:
Bairro Floresta: Proprietário advertido em relação à realização de jogos, em especial a um tornei que ocorreria no domingo, dia 13/12/2020. O mesmo se comprometeu a cancelar todos os jogos que havia marcado e manter a quadra fechada.
Bairro Rio Branco: No momento da vistoria, estava ocorrendo um jogo. Quando os fiscais chegaram foram desligadas as luzes e todos os jogadores correram até o bar para fingir que não estavam jogando. O proprietário do estabelecimento foi autuado e as quadras fechadas. O local poderá seguir funcionando apenas como restaurante.
Bairro Salgado Filho: No momento da vistoria não estava ocorrendo jogos, local estava funcionando apenas como restaurante. Proprietário orientado em relação às proibições da bandeira vermelha. Em outro local denunciado, no mesmo bairro, os portões estavam fechados, sendo necessário o uso de megafone para que o proprietário abrisse. Não estava ocorrendo jogo, porém haviam pessoas sentadas, supostamente para jantar, fardadas e o local aparentava ter sido utilizado para tal prática. O proprietário disse que estariam ali apenas para refeições. De qualquer forma, o mesmo foi autuado e orientado à se regularizar como restaurante junto à Vigilância Sanitária.
Bairro Cinquentenário: Quando a equipe de fiscalização chegou foi constatado que o local estava funcionando apenas com tele entrega, sendo que havia apenas o proprietário do estabelecimento e uma funcionária. Repassadas orientações em relação às proibições da bandeira vermelha. Outra quadra no mesmo bairro denunciada estava fechada.
Bairro Pioneiro: No momento da vistoria estava ocorrendo um jogo de futebol amador, cancelado pelos fiscais. Dono do estabelecimento autuado e quadra fechada para jogos amadores. O mesmo poderá seguir trabalhando com lanches (orientado a se regularizar) e com a escolinha de futebol desde que mantenha o distanciamento, não compartilhamento de materiais e uso de máscaras.
Na mesma noite, uma lanchonete na rua Os 18 do Forte, no centro da cidade, denunciada várias vezes por descumprimento das regras, foi fechado. Na ocasião da vistoria o local estava com aglomeração de pessoas, mesas que não estavam respeitando o distanciamento regulamentado e funcionando fora do horário permitido. O local foi fechado, proprietário autuado e orientado em relação às mesas e horários que poderia trabalhar.
Para todas as autuações os estabelecimentos possuem prazo legal de 15 dias para defesa.