Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Vigilância Epidemiológica ultrapassa 63,8 mil testes para coronavírus em Pelotas

Desde março, 63.893 exames foram registrados pela Secretaria Municipal da Saúde

Pelotas ultrapassou a marca de 63,8 mil testes realizados para confirmar ou descartar infecção pelo novo coronavírus. Até a quarta-feira (9), a Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde (SMS), registrou 59.893 exames, além de outros 4 mil testes rápidos, aplicados por meio da pesquisa Epicovid-19 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), totalizando 63.893 laudos emitidos.

Em seis dias, mais de 4 mil exames foram feitos, levando-se em conta testes rápidos, os de laboratórios privados, os do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), e os analisados pelo Testar RS e pela Unidade de Diagnóstico Molecular Covid-19/UFPel. Atualmente, a cidade contabiliza 188 testagens para cada mil habitantes.

Maior aumento
Segundo o levantamento da Secretaria, o maior aumento, entre os dias 4 e 9 de dezembro, é referente aos exames realizados em laboratórios particulares: 2.122, considerando-se os de tipo PCR, os testes rápidos e os denominados Elisa – são 26.453 laudos desde março.

Outras 1.324 análises por meio do PCR ocorreram no Lacen/RS, por meio do programa estadual Testar RS, e na Unidade de Diagnóstico Molecular Covid-19 da UFPel, no mesmo período, somando 16.399 exames, desde o início da pandemia no município. Desse montante, até a terça-feira (8), 5.382 foram efetuadas pela Unidade da Universidade.

Os testes rápidos, aplicados em hospitais, na UPA Areal, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro Covid – assim como pela própria Vigilância Epidemiológica e em outros serviços – chegam a 17.041 unidades, entre as quais 668 feitas nesses seis dias.

Como saber se preciso fazer o teste?

Quem possuir sintomas da Covid-19, como síndrome gripal, perda de paladar e olfato, e dores no corpo, ou que tenha entrado em contato com pessoas contaminadas deve ligar para a Central do Teleconsulta, número 0800 6485 319, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Já o paciente que apresentar sinais mais graves, destacando-se falta de ar, precisa procurar, imediatamente, atendimento na UPA Areal, localizada na avenida Ferreira Viana, 2.231, ou no Centro Covid, no prolongamento da avenida Bento Gonçalves. Ambos os serviços são 24h.

Botão Voltar ao topo