Seis cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina enfrentam estiagem
Localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro
O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em oito municípios de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo por conta de desastres naturais.
Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas. A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (11) do Diário Oficial da União.
A maior parte dos reconhecimentos (6) foi concedida para cidades que enfrentam estiagem. Estão incluídas neste rol as gaúchas Benjamin Constant do Sul e Boa Vista das Missões e as catarinenses Cunhataí, Jardinópolis, Mondaí e São Miguel da Boa Vista.
O reconhecimento também foi concedido ao município de Tangará da Serra (MT) por conta da seca e para Capivari (SP), atingida por chuvas intensas.
O apoio emergencial por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.